Rio

Com toda evolução das animações nos últimos anos, principalmente em seu lado narrativo, que parece a cada lançamento mais a vontade com a ideia de ser um filme completo e não só uma animaçãozinha (naquele sentido pejorativo que muita gente ainda prefere usar), é ainda de surpreender que Rio aposte, justamente, em uma certa infantilização pouquíssimo interessante.

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, depois de emplacar os sucessos de A Era do Gelo (os dois últimos como diretor, o primeiro como co-diretor), agora é hora de contar a história dessa ararinha azul, Blu, que cresce domesticada na gelada Minnesota (depois de ser capturada no próprio Rio de Janeiro por traficantes de animais silvestres), mas acaba se descobrindo o último macho de sua espécie e, com isso, volta para a capital carioca para cruzar com uma fêmea de sua espécie, Jade. Lá, cai mais uma vez nas mãos de traficantes silvestres e é obrigado, agora com uma companhia, a fugir do cativeiro e ainda achar sua dona.

É lógico que o fraquíssimo roteiro, que é uma idéia do próprio Saldanha, porém é escrito por Don Rhymer (que também assinou a “trilogia” Vovó… Zona, o que explica bastante coisa), está ai como uma desculpa para o diretor prestar sua homenagem ao Rio de Janeiro, em toda sua beleza, seu balé de cores, sua natureza exuberante e todos os cartões postais que fossem possíveis serem mostrados. O que demonstra um trabalho tremendamente habilidoso de todo departamento de arte do filme, mas que, mesmo assim, não consegue esconder um ritmo falho e repetitivo, que não deixa Rio empolgar.

O espectador é visualmente arrebatado por todas as cores, e até vai se divertir com a boa caracterização dos personagens (olha ai o departamento de arte novamente!), não só acertando no visual dos animais, mas também apostando em toda personalidade deles, mas é impossível não se entediar com a estrutura quadrada demais e a falta de ambição. Como se estivesse contente em ser apenas uma animação infantil em 3D, onde seu personagem cai, escorrega e corre de algum vilão com cara de mal, entrecortado por alguns números musicais meio canhestros e sem graça (que parecem todas as versões tiradas daquele disco do Sérgio Mendes, Timeless, que, por coincidência ou não, foi quase todo produzido pelo mesmo Will.I.am, do Black Eye Peas e que também empresta a voz aqui, para o passarinho Pedro). E pior, não tendo vergonha nenhuma de, simplesmente, repetir tudo isso algumas (muitas) vezes.

Por outro lado, Saldanha (por ser brasileiro) acaba se aproveitando para brincar (já que, se fosse outro cineasta a patrulha dos politicamente corretos já estaria bradando seu nome por ai), não só com o jeito espalhafatoso e quente do Brasil, ainda mais durante o Carnaval, como com uma certa simpatia que transborda por toda situação. Mesmo que, quando longe das confusões visuais, Rio acabe sendo pouco, ou nada, engraçado… mas as cores, a alegria e o samba acabam contagiando mais do que chateando.

E mesmo com esses furos, Rio acaba sendo uma boa pedida para os menorzinhos, enquanto enchem a boca de pipoca e são hipnotizados pelo 3D, já os maiorzinhos vão até achar irônica a famosa corrida da galinha em Cidade Deus ser encarnada por um outro tipo de ave, mas ao mesmo tempo, ficará completamente incomodado com a desculpa estapafúrdia para os personagens “furarem” um desfile no meio do sambódromo (que convenientemente tinha como tema um monte de aves). Um resultado pouco equilibrado, mas que deve fazer um baita sucesso, já que (como eu já falei e repeti e reiterei) são cores demais, bichos simpáticos demais, samba demais e amor demais para qualquer um se irritar no final das contas.


Rio (EUA, 2011), escrito por Carlos Saldanha e Don Rhymer, dirigido por Carlos Saldanha, no original com vozes de Jesse Eisenberg, Leslie Mann, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Will. I. Am, Anne Hathaway, George Lopez, Tracy Morgan e Jemaine Clement.


Veja aqui o trailer do filme Rio

79 Comments

  1. O filme é lúdico sim,pq é pra crianças !!!como vc queria que fosse?igual a velozes e furiosos 05?ou =Carandiru ? ??
    A para meu,eu tenho 13 anos e assisto,uoço as musicas e adoro,to inconformada que Rio não. ganho o Oscar e Ariel,se vc ñ gosta,tá. fazendo o que aí ?

  2. Assisti o filme, e achei bem clichê , e não vi muita graça nesse filme.!

  3. Olá pessoal. Passamos este filme numa mostra de filmes para o ensino fundamental em uma escola. Depois trabalhamos ele e suas diversas temáticas. Achei encantador o filme, divertido, estiloso, bacana. Não penso que o seu roteiro seja super superficial. Acho que dá sim para trabalhar alguns temas. Gostei muito da animação.

  4. tb adoreiii o filme quando acabo de assistir quero ate por de novo tenho 12 anos certo ñ sou criança nem adulta mas to na faixa se eu to na faixa e gostei esses de 14 q assistiu e ñ gostou são enjoados pq só pensam em bestera ai quando veem um filme totalmente criativo ficam até sem palavras….

  5. ó filme é muito legal!!!!!!!!!! eu levei pra escola.nós se matemos de rir….todo mundo gostoueu amei demais 1beijão

  6. só uma coisa a dizer dessa critica: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pronto. acabei. oh e … KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Realmente, tenho que dizer, brasileiro realmente é um povo hipocrita….
    Dizem que é errado os estrangeiros dizer que no Brasil só se fala de futebol e carnaval.. MAS ISSO NAO EH VERDADE?

    90% da populacao brasileira gasta horas e horas do dia discutindo sobre o campeonato brasileiro e outros tantos outros assuntos relacionados a futebol, mas ai quando é epoca de eleição que tem os programas politicos, essa mesma população desliga a televisão e vai jogar dominó…

    Se realmente nao fosse assim, sera que politicos como o Tiririca, o Romario, e tantos outros palhacos seriam eleitos?

    Sabe-se tambem que o governo liberou MILHOES de reais para a construcao e reforma dos estadios para a copa do mundo, porque todo esse dinheiro some quando o assunto é saude ou educação? ridiculo… e o povo brasileiro apoia isso do mesmo jeito…

    e quanto ao carnaval, a maior festa do mundo, sao movimentados MILHARES de policiais, medicos, bombeiros e outros para as ruas onde acontecem as festas, sendo que eles poderiam estar fazendo algo realmente importante…

    bom o povo estrangeiro tem essa visao do Brasil porque é realmente assim que ele é

    E PARA AQUELES QUE DISSERAM QUE O FILME É SUPERFICIAL E SEM EMOÇÃO NENHUMA…

    Porra, vocês querem que eles mostrassem EM UM FILME INFANTIL como realmente sao traficados os animais, em canos de pvc de 100mm? Que mostre traficantes matando e morrendo por causa do crime? que mostrem a quantidade de bandidos que existem nos morros cariocas?

    Caralho, o filme É INFANTIL…. parem de pensar que o mundo é uma grande conspiração e vão viver suas vidas felizes sem pensar que sempre tem alguem atras de voces querendo apunhalar as suas costas…

    So pra ressaltar, a fauna está perfeitamente representada no filme, muito fieis aos animais verdadeiros…

    como a Juliana Hess mesmo falou, este filme é infantil, entao nao devemos bombardear as CRIANÇAS com problemas adultos, elas nao merecem isso…

  8. Realmente, tenho que dizer, brasileiro realmente é um povo hipocrita….
    Dizem que é errado os estrangeiros dizer que no Brasil só se fala de futebol e carnaval.. MAS ISSO NAO EH VERDADE?

  9. uma coisa Tiago, os números nas bilheterias não indicam a qualidade do filme, mas sim q quantidade de pessoas que viram o filme, eu sei que é obvio, mas para você não pareceu… dentro desses R$13.000 está o meu ingresso e o de mais um monte de gente que não gostou do filme…. quem analisa numero de bilheteria é produtora de cinema…

  10. Olha, se você acha isso sobre o filme que ganhou R$ 13.000 apenas no fim de semana da estréia foi ruim, pode achar, porquê só você acha isso, o filme foi ótima em maravilhoso, levou nota 10,00 seu cagão ! RIO !!!

  11. @Ariel não acredito que criticar todo o roteiro do filme seja uma boa idéia somente por que o mesmo não tirou de você gargalhadas. Este não precisa ser o “foco” do filme. Acredito que o mesmo possui enredo, um ótimo dialeto e originalidade. O que foi feito em seu comentário foi famoso “jungar o livro pela capa”. Não analisou a fundo o roteiro, e sim se tem “Piada” ou não! Existem filmes que não nos faz rir e são bons. Na verdade seu problema foi usar um critério errado para julgar a obra como um todo!

  12. e a proposito tenho 15 anos
    e laryssa eu concordo dom vc
    a final esse crítico tem total direito de não ter gostado mais só por causa disso não significa que ninguem pode gostar eu não gostei… eu amei

  13. eu adorei o filme e sinseamente foi o melhor filme de animação que eu já assisti
    o filme mostra muito a verdadeira belesa brasileira enquanto tem outros que só fasem uma mistura furreca de bunda,chiclete-com-banana,selva,uma mulher com frutas na cabeça dançando “mãmãe eu quero mamar”,footbol e lixo, esse ostra o quanto rico em belesa,dinheiro,diversidade cultural,falna,natureza,jenerozidade,musica,etc, nos brasileiros somos.
    alem de ser bem divertido

  14. Rio.Um filme que tem a historia no brasil o que nos faz termos mais vontade de assistir, eu realmente achava que seria bom… mas me enganei foi otimo!!!
    principalmente por que conta ma belissima historia,mas também por que fala sobre o trafico de animais silvestres e os filmes que relatam isso geralmente são sem graça alguma(ao contrario do filme Rio).
    gostei tanto que comprei o dvd e assisto quase todo dia isso é verdade)
    e acho que quem não gostou ta no seu direito garanto que quem está perdendo com esssas criticas sem logica e muito sem noção são vocês.
    tenho certeza que pessoas concordam comigo o filme Rio é realmente mais do que eu esperava.

    pense bastante pois a propaganda dele não dizia que ele ia ser isso tudo mas foi e se você não gostou ou é por que não entendeu ou e sem graça mesmo.

    kiss :* pra todos que concordam comigo!!!

  15. oh manesoes vcs sao manes retardados mane otario esse filme e de bb bfdgrghvbsjhrt

  16. Bom eu já vi pelo menos umas 9 vezes,e to vendo pelo PPV agora;;;preciso deixar minha opinião se gostei ou não? rsrs

  17. Sou suspeita a falar pois adoro animação, acho vibrante a forma que as animações tratam os temas atuais de maneira sutil e agradabilíssimo…afinal tragédia agente já vê nos jornais né que são os meios mais apropriados para tal assunto..O RIO tratou de um tema tão atual que aflige além do Brasil o mundo todo embora muita gente ache isso tudo uma grande bobagem…mas não é disso que se trata.
    Pensem comigo, o filme é direcionado a todas as idades mas qual séria o publico alvo?? As crianças claro, é uma animação né gente num é um documentário, um drama e menos ainda uma tragédia grega…Claro que tem que ser uma coisa suave e de fácil abordagem ninguém quer ver as crianças tendo pesadelos a noite..(rs)
    tem gente perdendo o foco..hello gente não se esqçam qndo forem ao cinema que vocês estão vendo uma animação, portanto curtem a beleza e a doçura de um filme de tão bom gosto quanto o RIO..Afinal que mal tem uma pessoa querer mostrar o que há de bom em seu país né?! unindo o útil ao agradável!!
    Detalhe tem umas crianças por ae muito amarguradas hein..na minha época num era assim não!!rsrs
    Parabéns RIO, Parabéns Saldanha, Parabéns Brasil por ser assim tão lindo!!!Blu é fofissimo assim como td o filme, foi além das minhas expectativas..

  18. bom sinceramente esse filme foi um presente para o Brasil,a história nota 10,animação nota 10 foi melhor e mais complexa animação ja feita,mostra a cultura brasileira,carnaval,samba,etc… eles foram unicos a dar atenção ao Rio,me diga vocês se não tivesse Carlos Saldanha esse filme nunca ia existir,ainda mais animação em 3d,qual é quem não gosto só pode ser cego.

  19. não gostei do filme, grafico e musica não soma nada quando o filme faz parte do Marketing americano, filme lá é uma beleza, no resto do mundo é uma desgraça

  20. nossa o filme rio é muito bom eu amei pq ele fala sobre os animais em extinçao,sobre o rio de janeiro que é lindo demais e as duas araras azuis fala serio elas sao muito lindas nunca vi araras tao lindas num filme.E é verdade o tal de meu pau nao tem classe nenhuma eu acho que ele divia ir pra puta que pariu ta otario!!!!!

  21. (nota do editor, comentário contendo palavreado de baixo calão… e sem virgulas e acentos)

    Eu gostei muito do filme rio e muito bommmm
    e vc o tal de meu pau vai pra puta qui pariu vc
    não tem classi mesmo otario

  22. adorei o filme muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

  23. o filme rio é uma droga,eu quero que quem tenha inventado esse filme va a puta que pariu

  24. Sou carioca, 40 anos de idade, tenho 2 filhos… Fui por insistencia das crianças! Meu marido (um cinéfilo de carteirinha) obviamente também foi!
    Eu que sou extremamente crítica com filmes, gostei. Difícil… muito difícil algum filme me acrescentar algo ou mexer com meu humor.
    E.. por incrível que pareça… Rio me emocionou! É um filme-diversão. Um filme delicioso de ver… Um filme astral, com uma animação impecável!
    Não é apenas um filme infantil, é um filme para se ver com a família toda! Recomendo!
    Mas… pra quem está acostumado ou ainda continua na vibração cinzenta dos filmes do Harry Potter, Crepúsculo, Twilight e festinha made in american halloween… Talvez não gostem!
    E por favor Fãs do Restart não pensem que vocês vão ver só colorido não. Ao contrário do grupo de melodias duvidosas… O filme Rio é colorido também… mas, este sim tem conteúdo competencia e diversão!

  25. Cada um tem o direito de gostar e deixar de gostar do que quiser não é mesmo? E nosso colega está apenas fazendo o seu trabalho. Eu tenho 34 anos e adoro o filme, assisto várias vezes com meu filho de 2 anos e meio, é divertido, extremamente colorido, com muita ação, do jeitinho que as crianças gostam, é gostoso assistir porque nos sentimos em casa! Som, imagem, tecnologia de primeira. Quanto à denegrir a imagem do Brasil, não creio. O bem e o mal andam juntos, e tudo depende do olhos de quem vê. Acho o filme maravilhoso!

  26. Cara, gostei mesmo da corrida de galinha. É a primeira coisa que vem a cabeça mesmo. Uma homenagem. Como as várias que teve aquele carrinho de bebe caindo pelas escadas durante o Motim do encouraçado, também teve muitas referencias em diversos filmes.

  27. o filme é maravilhoso, a história não é superficial, achei muito boa, todo o enredo, as cores, os personagens, tenho mais de 30, achei fantastico, muito bem feito, até melhor que muitos filmes comuns, o filme rio chega a emocionar e olha que assisti com um certo preconceito e me deparei com uma obra fantastica.

  28. Agradeço por responder meu comentário, peço desculpas quanto ao meu questionamento sobre sua profissão, claro que a critica foi muito bem escrita, na verdade a minha manifestação foi ao fato de que estava diante de um comentário diferente de tudo que eu havia captado em relação ao filme. Confesso que me expressei mal, foi apenas o manifesto de alguém que gostou muito do filme, e com imensa ignorância reagiu equivocadamente à uma opinião contrária. Mais uma vez reiterando meu pedido de desculpas e meu agradecimento.

  29. Meu caro Carlos Saldanha, caso você leia esse site (coisa que eu espero que faça), venho por meio dessa dizer que não quero estragar seu prazer, eu apenas não gostei de seu “Rio”, espero ainda que minhas críticas não o abata e você continue fazendo esse trabalho honesto que vem fazendo…

    pronto João, será que limpei minha ficha com o Carlos Saldanha?

  30. Eu não concordo com as criticas.

    Para iniciar, o filme mostra muito bem o rio de janeiro com um roteiro belíssimo.
    Segundo : Se o protagonista do filme é um pássaro, tu esperava q o tema do desfile q aparece fosse qual !?
    Terceiro : Você pode ter achado o roteiro ruim, mas vc não notou q o roteiro foi adapitado especialmente para o público infantil. Por tanto não daria para conter linguagem formal como eu acho q vc esperava!
    Quarto : Nada no filme se repete. Exemplos : vc não vê blu tentando voar mais de uma vez, vê? Pode parecer q a canção do inicio é igual a do fim mais não é, pelo contrário, é a continuação da música do ínicio!

    Enfim, você não soube inventar uma boa desculpa para estragar o prazer de Carlos Saldanha.
    Vá procurar outras feridas para aprofunda-las, pq esse joelho num tem nenhuma!

  31. Caro Paulo… a crítica está devidamente assinada por mim, é obvio que é minha opinião (não uso a primeira pessoa por vício jornalistico)… e sim, eu tenho terceiros motivos, na verdade a Pixar me paga milhões para eu falar que não gostei de nenhuma animação que não seja feita por eles…. o que eu sou? minha mãe e minha namorada falam que eu sou crítico de cinema, mas não conta para ninguém, é tudo mentira, nem ver os filmes eu vejo….

  32. Nunca vi tanta besteira em um comentário, é obvio que esse critico tem terceiros motivos para fazer tal crítica, os quais eu não sei. Primeiramente, é como já falaram anteriormente, esse filme era uma animação, com objetivo de ser uma comédia e o cara quer que seja uma coisa com conotações históricas e objetivos sociais, a unica função de um filme de comédia é prender a atenção do espectador e faze-lo rir, e isso ele fez muito. Todos que assistiram o filme rio adoraram. Claro que esses são comentários da minha rede social, nenhuma pesquisa tá!!! E outra coisa quem é você pra dizer que o filme não é engraçado. A frase correta é você não achou engraçado. Porque nas 2 vezes que eu assisti o filme todos no cinema riram muito do inicio ao fim do filme inclusive eu, e se não fosse um ótimo filme que cumpre o objetivo de uma comédia ele não seria o sucesso que está sendo, e isso sim é uma estatística. Ah! Não sou uma criança tenho 26 anos, sou formado em sociologia, e você que é???

  33. oi ariel eu ja assisti algumas partes do filme e achei legal tambem nao q eu queira falar de vc mais as pessoas q querem fazer comentarios ruins eles deviam deixar comentar

  34. oi ariel eu ja assisti algumas partes do filme e achei legal tambem nao q eu queira falar de vc mais as pessoas q querem fazer comentarios ruins eles deviam nao deixar comentar

  35. Tenho 28 anos e sou muito fã de animação. Podem ter certeza que todas as grandes animações que foram lançadas nos últimos anos eu assisti e tenho uma opinião a respeito de cada uma. Sobre “Rio” tenho a dizer três coisas. Primeiro, que foi uma das melhores animações que já vi na minha vida, talvez por ser ambientado no meu país. Segundo, não existe filme no mundo, brasileiro ou não, que mostre o Brasil (ou o Rio de Janeiro) tal como ele é. Terceiro, Carlos Saldanha está de parabéns!

  36. eu adorei esse filme é a melhor animaçao de todas na minha opnião
    ao contrario de vc Ariel
    muito fofs os personagens,principalmente o amarelinho(Nico)

  37. Gostei sim do filme. Achei bem divertido, não afeta a imagem do Rio de Janeiro. Vale lembrar que foi um dos melhores até agora.

  38. convite feito Maria Clara… se eu passar por lá eu compareço… e se não, já deixo aqui meus parabéns!

  39. oi gente sou fã de rio gosto muito do filme rio queria faser minha festa de 13 anos do rio e vou faser quem quiser ir la e só ir em são paulo no são Cristóvão tchau e bjs

  40. por isso que o cinema brasileiro nao vai pra frente a discriminacao com o brasileiro so por que tem a mao de um brasileiro nao presta esse cara ou essa mulher Ariel ele devia dar valor ao seu pais
    carlos saldanha esta colocando o brasil no topo se vc procurar a critica la de fora eu tive a oportunidade de aprender ingles e me deu vontade de ver qual era a critica la for sobre o filme rio
    sites e criticos que meten o pal mesmo em filmes de hollywood so falan bem deste filme enquanto
    alguns brasileiros falam mau e uma vergonha pra nos

  41. ooi meu nome e juliana souza e tenho 15 anos na minha festa de aniversario de 15 anos eu fis cinema eu coloquei o filme rio pra as pessoas assistirem foi massa esse filme e legal muito muito muito muito legal beijocas a todos.

  42. Pra mim faltou a grande critica de que o grande “incentivador” do contrabando de animais é o próprio gringo, né.
    O fato do carnaval, brasileiros burros e ou bandidos, praia e macacos na rua ofende sim, mas acaba sendo o de menos quando se vê que mesmo num filme que seria pra mostrar o que o Brasil tem de bom o EUA são superior e chegam pra salvar a pátria amada das burradas em que se mete pela falta de responsabilidade do povo que não consegue pensar no trabalho porque precisa sambar.

  43. A verdadeira história da ararinha azul definitivamente não é essa que mostra o filme… Para mim é apelativo , repetitivo e sem graça ..para uma criança que se encanta com as cores e desenho passa batido..Roteiro bastante raso…!!

  44. achei esse filme maneirissimo. comprei ele na Livraria Cultura, por muito baratinho com os bônus que ganho do discador inteligweb

  45. porra nego é foda , ja custam a fazer algo sobre o brasil e quanto faz nego fica reclamando
    entendi o comentario de alguma pessoas e tal falando sobre o futebol e carnaval ser a iconografia brasileira mas acontece que la fora o pessoal pensa assim
    a mesma coisa se o filme fosse india , com certeza ia aparecer as vaquinhas caricaturadas , os ratinhos tbm , sei la isso é apenas uma visao das coisas
    concordo com o q o cara falou a cima , se quer falar sobre criticas sociais isso é em outro filme
    isso é apenas um filme infantil que foi ambientado no rio de janeiro
    favela tem realmente , pobres tambem , traficantes de animais tambem , ate axei legal abordarem esse tema , por “coincidencia” acabou acontecendo no carnaval mas acabou dando um ar legal no filme

  46. Olha,toda as noites eu assito novamente Rio,não vou dizer que o grafico é excelente porque todo mundo ja concorda e confirma,realmente quem ve não para de pensar…se fossem perguntar pra mim pelo menos 1 defeito do filme,eu responderia,o unico defeito do filme é eles não fazer logo o 2.Quero assistir o 2.e quanto ao comentário de Ariel,ele deu sua opinião,mas tenho certeza que ele falou mal do filme só pra ser engraçado…tenho 14 anos e vi gente de 30 rindo ao cinema…tenho o filme baixado e assito sempre,minha cena predileta é quando blu sente pela primeira vez o voo em cima de um aviãozinho junto com jade,e também a cena em que ele tenta se aproximar a lea em cima de um busão,rafael,pedro e nico faz um clima

    mensagem dos micos pra voces:Ohhh!ahhhh!ohhh [:I]

  47. O filme é realmente legal , eu , mesmo não rindo , achei muito legal e assistiria muitas vezes .
    Só porque eu não dou gargalhadas do filme , não quer dizer que o filme é ruim .

  48. Na minha modesta opinião, o Vinicius Carlos Vieira pegou pesado demais na crítica. Claro que se vc for levar a idéia ao pé da letra, realmente o resultado será um desastre… aves que falam… raciocinam… Gostei muito da animação e ri bastante como nunca mais tinha rido assistindo algo. E isso é o que pode ser mais importante às vezes… Lembre-se disso meu caro.

  49. Eu achei o filme bem bolado, e ainda, trata de uma questão muito importante, que é o tráfico de aves silvestres. É bem divertido sim, os macaquinhos, são engraçados, divertidos, enfim adorei o filme.

  50. Sabe aquelas aquarelas onde as cores transbordam, explodem na tela? O filme Rio é isso, uma explosão de cores retratadas nos belíssimos espécimes de pássaros tropicais… (Leia o meu comentário, na íntegra, no blog pedacosdeu)

  51. RIO – filme de excelente gráfico, no entanto, como trata-se de um filme infantil, suponho que não seria necessário a exibição de alguns trechos, como por exemplo: uma criança se une com tráficantes de animais para à pratica de crime, que por sinal é um dos mais covardades, que é tráfico de animais; outra cena imprópria são os animais que roubam os “estrangeiros” no filme, muito triste e; por fim, uma cena que o segurança de manhã é homem e à noite se torna Carmem Miranda(transformista), não vi a menor graça em nenhuma destas cenas, pois levei meus sobrinhos para assistir este fime, e depois surgiram os questionamentos… como por Ex: As crianças do RJ são roubam animais? Os macacos são lçadrões? Guarda é mulher ou é homem, que estranho! Veja, fiquei tristes com estes questionamentos e é claro que para ludibrilos, inventei qual quer coisa, no entanto, uma fato interessante que neste filme, em sua produção, houve a participação de um de nós, ou seja, um brasileiro, o que seria comico se não fosse trágico, denegrindo a imagem de nosso país lá fora… O que interessante é que em outras produções hollywoodianas isso não acontece…

  52. Este filme ” Meu Malvado Favorito” a que Ariel se refere é uma chatice, eu assisti…filme mais sem graça! só gente chata mesmo pra gostar.
    Ja o filme RIO é lindo!!!!

  53. Talvez não tenha nada a ver, mas…..
    Lembram do “Zé Carioca”?

  54. Amanda, eu entendi que o seu texto é irônico.
    Afinal ele retomava o que Samya havia escrito…
    Eu apenas concordei com você e reforcei sua crítica
    🙂

  55. ESSE ARIEL E MESMO UM TROUXA
    DE NAO TER
    GOSTADO DESSE FILME E CONSERTEZA NA SALA ODE ELE ESTAVA NAO TINHA SOMENTE CRIANÇAS
    E CONSERTEZA ELE ESTA MENTINDO AO FALAR
    QUE NINGUEM SIQUER ACHOUGRAÇA CONZERTEZA O FILME ERA MUITO ENGRAÇADO
    ESSE FILME DELE E QUE NAO TEM NADA DE ENGRAÇADO
    NUNCA NEM VI FALAR O NOME DELE .

  56. eu, amei o filme é engraçado,legal e muito mais[…]
    o filme e muito lindo é quando eles dançam no começo é ilario d+

  57. O filme é lindo, principalmente aquele começo dos pássaros dançando, muito bem feito, pra todas as idades, quem ficou ofendido com o filme porque falou a triste verdade que existe no Rio de Janeiro e até no Brasil inteiro, parem de ser coitadinhos, o filme mostra o Brasil exatamente como ele é, um país onde se dá valor a carnaval e futebol, ou seja a coisas extremamente fúteis, que sirva de crítica, é isso que nosso país é, enquanto muitos estão passando fome, frio e outras privações, muitos estão brincando carnaval ou se interessando por futebol, acordem.

  58. O filme é lindo e divertido para pessoas de qualquer idade. Não tem essa de “realidade que não foi exibida no filme”, é uma animação como público principal crianças, que não querem e nem devem se interessar por temas adultos como política e problemas sociais. “Imagem falsa do Brasil”? Todos os lugares tem problemas que são demonstrados em diversos filmes, mas ninguém acha ruim ou sequer nota quando não é de seu próprio país. Mas no fim é tudo ponto de vista, o meu é que não sei como algumas pessoas conseguem ver tanta coisa ruim em um filme tão bacana quanto este.

  59. Assisti o filme com minha esposa e filha de 05 anos. Bem produzido, vista panoramica do Rio cenários claros a selva maravilhosa e verdinha, animação criativa dos personagens gostei. Pena que possui um roteiro sem sal com trechos sem sentidos e faltou mais emoção no final. Mas confesso que durante o filme gargalhei por 02 vezes, as outras foi para compartilhar a alegria junto a minha família. valew!

  60. a única coisa que sei é o seguinte:toda historia tem que ter um antagonista.Se os traficantes de animais tivessem sido mais destacados durante o filme do que as belezas naturais,todo mundo iria estar reclamando aqui nessa página do mesmo jeito!!então eu prefiro mil vezes que sejam destacadas só as coisas boas,nem que fiquem estereotipadas.Melhor o estereótipo de país feliz,do carnaval e samba e com belezas naturais do que o do país que só tem bandidos!

  61. O filme Rio pode sim ser bem-humorado, divertido e colorido… Mas é superficial e isso é fato.
    Discordo quando é dito que se a realidade fosse mais mostrada deixaria o filme pesado e passaria uma imagem ruim do Brasil. Na verdade, se vocês acham que a REALIDADE passa uma imagem ruim do nosso país, talvez seja porque a REALIDADE do nosso país É ruim. Se a realidade prejudica a imagem do país, então estamos querendo criar uma imagem falsa do Brasil?! É isso o que o filme Rio quer nos passar?
    As críticas desse filme deveriam ir muito além da observação dos clichês e estereótipos do Brasil. Deveríamos tentar nos questionar o OBJETIVO desse filme (que certamente não é apenas entreter e agradar o público).
    Será que “RIO” é mais uma manobra de confirmar a instalação da influência política e cultural estrangeira sobre nós?

  62. Bom, particularmente, eu achei o filme lindo com uma história simples mas muito bem contada. E achei realista, não um filme mentiroso, mas não é realista a ponto de sujar a imagem do país. E eu não acho que precisaria aprofundar sobre o Rio, porque na verdade não é uma história sobre o Rio de Janeiro, apenas uma história que se passa na cidade que mostra as coisas mais bonitas que existe nela. E pelo fato de ser simples e um filme parecer ‘descontraído’ mostra de fato a vida não só dos cariocas, mas dos brasileiros. Mostra sim sobre o carnaval e futebol, mas mostra também a hospitalidade do povo brasileiro, da natureza, mostra também que aqui existe pessoas boas, como a ação daquele menino que no começo pega os pássaros para os bandidos, mas se arrepende e muda de atitude e mostra que fez aquilo pois precisa de dinheiro para viver, e no final ele consegue uma família. Eu achei isso incrível, pois no fundo passa uma lição para nós, mas não tira a beleza que há nosso país. Adoreeei.

  63. Ariel
    Vou fazer 14 anos e adorei o filme, não acho nada sem graça nas musicas do Pedro. Por que você não vai ao cinema de novo e tenta ver o filme de um jeito melhor? Muitas pessoas da minha sala gostaram do filme. Já baixei este filme e vejo umas 2 vezes por dia! Se não tivesse provas veria mais ainda!
    Esperando o Rio 2…

  64. Ariel

    Não se sinta um estranho no ninho, a fragilidade do filme é escondida na beleza.
    Sabe eu acho até bom você não ter gostado principalmente na sua idade.
    Ainda bem que o Carlos Saldanha não se aprofundou no assunto, não é mesmo. Mas qual assunto mesmo? No que no Rio não tem se quer um cidadão competente capaz de cuidar de 2 araras? Quanto mais exercer qualquer outra função, não é mesmo. Haja vista o segurança que quase esquece da sua função para cair na folia, o ornitólogo tadinho é uma anta. Que gente esperta no Rio é bandido? Que os nossos macaquinhos traficantes roubam os turistas? Aliás porque macacos? Porque é uma tradição do circo, da época dos macacos adestrados. Aham tá bom, acredito. Que carioca só pensa em futebol e carnaval? E ai quando se fala em Rio e carioca, fala-se em Brasil e brasileiro.

    Realmente se ele tivesse se aprofundado, eu aposto que o filme ficaria muito pesado e acabariam dizendo que ele estava mostrando uma imagem ruim do Brasil, prejudicando o país. Se, repito se, ele tivesse feito isso, mas como isso não aparece no filme penso aliviada que felizmente,o Carlos preferiu dar um maior destaque às coisas belas do Rio e resultado? O povo sai suuper feliz e de bem com a vida do cinema. QUE LINDO!

  65. Ainda não fui ver o filme,mais quero muito ir e levar as minhas filhas.

    Espero que nos agrade.

  66. ok Samya, waleu pelo seu comentário, de quem sabe o q diz, éssa Ariel acho q é mulher e não homem kkk… gostaria de ter vc como amiga do meu Orkut, Msn, twiter ainda não tenho rsr.. meu e-mail é cé[email protected] até mais..

  67. Eu tenho 18 e também amei o filme,acho que o Ariel já foi mesmo com expectativas negativas…eu fui com expectativas super positivas e amei,na sala de cinema que eu estava todos riram muito,adultos e crianças e o roteiro pode não ter aquela complexidade,mas pensem bem:se o Carlos Saldanha tivesse aprofundado o assunto,eu aposto que o filme ficaria muito pesado e acabariam dizendo que ele estava mostrando uma imagem ruim do Brasil,prejudicando o país.Felizmente,o Carlos preferiu dar um maior destaque às coisas belas do Rio e resultado?eu saí suuper feliz e de bem com a vida!ah Célio,eu só não assisto o filme novamente porque estou sem grana,pois a vontade de rever essa animação ótima eh enorme! 😉

  68. Ao contrário de vc Ariel, já vi o filme e fiquei encantado, tenho mais de 30.. e olha q sou acostumado de assistir animação,”toy history, Rei Leão, e outros”, talez foi vc q viu o filme de maneira Superficial,.. ja com conceitos negativos antecipado,.. pense nisso.. na sala q assisti, o público chegou a aplaudir, e crianças sorriam sim,.. 80% do público mundial ta aprovando o filme, vc faz parte dos 20% q não aprova.. E eu tão gostei q estou indo novamente.. na onda das araras….

  69. Bom… tenho 14 anos e fui ao cinema ver Rio. Péssima idéia. Sinceramente, o roteiro é muito superficial, o filme somente faz “propaganda” do cenário do rio (futebol, carnaval, florestas) , o filme não tem quase nenhuma parte que me fez rir (tinham crianças de 4 à 7 anos na sala e que não riram ao menos uma vez… ¬¬ ). Existem certos tipos de filme que conseguem agradar à qualquer faixa etária, como por exemplo “Meu Malvado Favorito”, que tem partes realmente engraçadas para qualquer um, e é uma animação criativa e inteligente, Rio é totalmente ao contrário.
    O que gostaria de dizer é: Se eu pudesse voltar no tempo, não veria outra vez…

  70. Realmente a estoria de Rio e superficial, talvez seja mesmo um mero pretexto de enaltecer as belezas da cidade, mas apesar disso consegue ser divertido pra qualquer idade. Parece que hoje em dia as animacoes bem conceituadas tem de ter uma estoria complexa e sentimental que agrade e faca pensar, ou seja…..mais direcionada aos adultos do que para as criancas….pra que??Avatar foi um filme cuja estoria era simples e batida…….a velha estoria do apelo a ecologia, de nao destruir a natureza e uma boa parte dos criticos achou maravilhosa, qual a novidade???Apesar do velho cliche ” Carnaval” o filme tem personagens divertidos, uma estoria agil, e os numeros musicais sao curtos(gracas a Deus). Pode nao ser um classico, mas e melhor que muitas animacoes que tenho visto recentemente.

  71. Animação mais aguardada que essa não tem não
    Brasil como centro da atenção em super produção
    Rio, que será sede de copa e olimpíadas em breve
    Já recebeu a homenagem que certamente merece

    Como esperado, tudo no filme tem a nossa cara
    Os animais, paisagem, até com jeito malandro se fala
    Tem calçadão, praia e natureza de beleza tamanha
    Da mesma forma, a desigualdade que nos envergonha

    A ararinha azul (Blu), espécie brasileira, é protagonista
    Ultimo macho vai ao Rio com acasalamento em vista
    Mas contrabandistas rapidamente tentarão capturá-la
    Pois vale muita grana no câmbio negro por ser rara

    Os problemas se agravam, já que Blu não sabe voar
    A grande lição de moral para as crianças aí está
    Os pequenos devem se divertir mais que os maiores
    Em se tratando de emoções, há animações melhores

    Mas vale o ingresso, tem roteiro bastante agradável
    Os pássaros imprimem um ritmo de ações incansável
    Muita simpatia por ver no cinema todo o nosso tempero
    Apesar de continuar imbatível o esquilo de Era do Gelo

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.