O Turista | Cria expectativa… só

É inegável que não só em termos de marketing o Oscar é um dos, senão o, maior prêmio do cinema mundial. Do mesmo modo que não se pode, menos ainda, diminuir quem quer que tenha levado aquela estatueta para casa. Entre críticas e virtudes, lobbies e merecimentos os prêmios da Academia é sim um belo modo de homenagear um trabalho de um profissional do cinema, por isso que, quando um filme junta tanta gente agraciada ou indicada para esses prêmios em um filme só, é impossível não ter esperanças de um resultado muito melhor que O Turista consegue alcançar.

A começar pelo diretor Florian Henckel von Donnersmark, ganhador do prêmio de melhor filme estrangeiro por seu A Vida dos Outros (de 2006), seguindo pelos roteiristas Christopher McQuarrie e Jullian Fellows (que levaram seus prêmios, respectivamente, por Os Suspeitos e Assassinato em Gosford Park), e indo para a dupla de protagonistas Johnny Depp (com três indicações) e Angelina Jolie (com uma estatueta e uma indicação). Uma verdadeira mistura dourada que desanda completamente.

Na trama, uma refilmagem do francês Anthony Zimmer – A Caçada (que pode ser encontrado em qualquer locadora e acaba sendo uma opção muito mais acertada), Angelina Jolie é uma mulher misteriosa que, perseguida pela Interpol, entra em um trem e escolhe o personagem de Depp, um turista americano qualquer, para ludibriar seus perseguidores, que na verdade estão atrás de seu namorado procurado por sonegação de impostos e roubo, mas que, depois de uma cirurgia plástica, mudou totalmente o rosto.

A situação é empurrada justamente pela confusão em torno desse cara normal sendo confundido com esse bandido, não só pela polícia, mas também pelo mafioso russo que foi lesado. O problema, é que essa trama hitchcockiana (não se enganem, nem o original consegue seguir muito essa referência clara) não parece saber aonde quer chegar, nem que tom quer ter. Durante todo tempo, é difícil saber se o diretor alemão está optando por um thriller de espionagem, por um suspense, por uma quase comédia romântica de aventura (ou até por uma espécie de farsa dado à trilha sonora irregular e descontextualizada).

A impressão que fica é que, com a óbvia preocupação de mirar um público pasteurizado pela produção hollywoodiana, “O Turista” resolve renegar suas raízes obviamente européias, não só pelo original, mas por se passar totalmente no Velho Mundo, na charmosa Veneza, e contar com personagens dubiamente europeu (que viveriam naquela região cinza entre o mocinho e o bandido de Hollywood), uma profundidade que o cinema americano na consegue suportar. E não o faz aqui, estragando boa parte do filme com isso.

Angelina Jolie é deslumbrante, ela sabe disso (e a câmera de Donnersmark também) e toma a tela do cinema com seu brilho cada vez que dá as caras, entretanto, ao seu lado Johnny Depp faz o mesmo, o que joga seu personagem totalmente no lixo, e junto à credibilidade da trama. Nela, o pronto principal, que seria justamente essa dinâmica paradoxal entre a mulher fina e calculista e o cara mediano e sem graça, cai por terra quando Depp, totalmente fora de controle, opta por um personagem excêntrico e quase exagerado (aqui talvez entrasse uma mão mais forte do diretor que parece não ter entendido a idéia central da trama).

A abertura para esse equívoco narrativo, que impede o filme de chegar mais longe (e fica mais claro ainda em comparação ao original, com a dupla Sophie Marceu e Yvan Attal fazendo um trabalho extremamente mais coerente), parece acontecer justamente por esse desespero do roteiro de alcançar os números das bilheterias, dando a oportunidade de O Turista apostar não no protagonista normal que é pego no meio de uma confusão, e acaba se tornando um herói (à seu modo) saído de algum livro de espionagem, mas sim na possibilidade da leitura de um homem que parece à todo momento estar no controle da situação. É impossível torcer pelo protagonista quando ele parece esperto demais para aquilo tudo e o principal vilão faz questão de exigir que seus capangas “não o matem” (o que não o deixa passar por nenhum perigo real).

Nesse momento da trama, quando nada mais parece ter salvação, o roteiro de “O Turista” então resolve se jogar de cabeça em um filme de aventura, com tiros e perseguições, que até são bem realizada (se aproveitando bem da geografia da cidade), mas impedem que um suspense maior tome forma. E pior ainda, o trio de roteiristas não parece perceber que a mola mestra do filme é o tal turista (Depp) e não os outros personagens, permitindo, por vezes, que sua influência na trama fique em segundo plano. Deixando-o, no final das contas, tomar poucas decisões e impedindo completamente que a grande reviravolta final se torne coerente, já que, em nenhum momento, ninguém no filme pareça pensar nela como uma surpresa, mas sim como um único rumo para todo aquele caminho (durante todo tempo Donnersmark parece afoito para dar dicas sobre o seu fim, de modo cru e sem emoção).

No fim das contas, O Turista acaba resultando em um filme mediano demais para o tamanho que poderia alcançar, não que perca pela expectativa, mas sim por deixar claro que opta por encher a sala de cinema de espectadores a encher a tela com um suspense que fizesse mais sentido.


The Tourist (EUA/Fra, 2009), escrito por Florian Henckel von Donnersmark,Christopher McQuarrie e Jullian Fellows, dirigido porFlorian Henckel von Donnersmark, com Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany e Steven Berkoff.


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7 Comentários. Deixe novo

  • […] parece viver dessa fama (já também é dono dos roteiros de Operação Valquíria e do remake O Turista, ambos bem aquém de serem citados), até empolga ao apresentar Jack Reacher: O Último Tiro, com […]

  • Chris Helllen
    21/08/2011 11:52

    Como foi falado, eles usaram o marketing, um filme com Johnny Depp e Angelina Jolie é uma boa escolha, quem não iria querer ver, mesmo sem saber a historia do filme?

    Eu o vi ontem, e faltou alguma coisa, o filme é parado, a trilha sonora não ajudou muito, porém teve partes em que eu ri, esperava muito mais do Johnny Depp, estou acostumada com ele sempre em grande destaque, esse personagem não foi o que eu esperei.
    Mas enfim, vale a pena ver.

  • Euridice Ferro
    11/04/2011 9:50

    Fiquei bem desapontada com o filme. Apesar do cenário maravilhoso, achei a história meio sem pé nem cabeça. Parece que faltou alguma coisa para completar o filme. Parecia que o Jonny Deep estava meio patético…

  • Apesar de ter gostado do filme, acho que outro ator devia ter atuado com Angelina Jolie. Estamos acostumados a ver Johnny Deep em papéis misticos ou como psicopata, e o personagem de O Turista estava fraco demais pra ele. E Angelina Jolie não combina de loiro…

  • Fabiola Magalhaes
    06/03/2011 10:26

    Fiquei bem decepcionada com o filme. Primeiro porque espera um outro tipo de desenvolvimento. O filme nao se enquadra nada com o estilo de filmes que os protagonistas normalmente fazem. Antes de assistir nao tinha lido nada sobre os comentarios a respeito dele. E vejo que até por isso minha decepçao se formou ao ver que se tratava de uma refilmagem.
    Fico imaginando qual foi o verdadeiro objetivo desta produtora em apostar neste filme: fazer um filme que nao emplacou em funçao de sua historia razoável, ter ibope devido a sua nova dupla de protagonistas?!?!

  • Ana claudia fonseca
    22/02/2011 3:12

    Acho que você, resumiu bem o que a maioria do publico de O turista sentiu.Mas acho que exareou um pouco nas palavras usadas para descrever a atuação do Johnny Depp.

  • Cinthya Saraiva
    24/01/2011 2:03

    assisti ao filme na estréia e, quando sái da sala, fiquei com um misto de in/satisfação (desse jeito mesmo), assim, ver a Jolie e o Depp na telona é sempre bom, mas o com certeza fiquei intrigada com o tipo de filme em que o mesmo deveria se enquadrar. Bem, hora engraçado, hora com mais ação, hora romântico!? não soube bem como descrever o filme. Agora, lendo o seu texto, vejo que você traduziu em palavras tudo que se apresentou na tela e confundiu o expectador, não poderia ter lido crítica mais fiel, realmente para mim, faltou definir que tipo de filme ele realmente quer ser, além de que, o “mistério” no final do filme, não era mais segredo pra ninguém.

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