O Lobo Atrás da Porta | Se aventura no gênero, mas se atrapalha

Lobo Atrás da Porta

O Lobo Atrás da Porta segue a história de Sylvia (Fabiula Nascimento) e Bernardo (Milhem Cortaz), um casal que tem sua filha sequestrada, e de Rosa (Leandra Leal), a amante de Bernardo, que é a principal suspeita do crime.

O longa tem um início tenso e impactante ao nos levar à delegacia onde a queixa de seqüestro está sendo prestada. Nesta seqüência inicial o personagem do delegado responsável pelo caso, vivido pelo excelente Juliano Cazarré, é o ponto central da passagem e faz as vezes do espectador ao questionar as testemunhas sobre o acontecido. Nesta fase inicial, o longa se apresenta como um interessante thriller policial envolvendo por completo o público, em grande parte graças ao cativante personagem de Cazarré.

Entretanto, o roteiro escrito por Fernando Coimbra – também diretor do longa -, logo se afasta inexplicavelmente deste formato inicial, focando a partir daí na relação extraconjugal de Bernardo. Embora vividos com intensidade por Cortaz e Leal, os personagens de Bernardo e Rosa nunca se mostram como merecedores do posto de protagonistas, por estes serem exatamente os alvos principais da investigação.

Com o sumiço por completo do personagem de Cazarré, somos então entregues a um romance novelesco que, ainda que tenso e marcante graças às grandes atuações de todo o elenco, fica aquém daquilo que o filme nos deixa vislumbrar em seu primeiro ato.

Lobo Atrás da Porta Filme

Para piorar, a “fase romance” do longa se estende demais, tornando-se cansativa e repetitiva próxima do desfecho, além de telegrafar o(a) autor(a) do crime, quando este(a) deveria ser a grande surpresa do longa, devendo ser descoberto(a) apenas ao final do terceiro ato.

Desta forma, O Lobo Atrás da Porta falha em fazer direito algo que o ótimo cinema nacional recente ainda carece, de se aventurar em gêneros menos tradicionais. Mesmo assim, ainda que problemática, a simples tentativa de fazer algo diferente já é admirável. Quem sabe um O Segredo dos seus Olhos não está vindo por aí?


“O Lobo Atrás da Porta” (Brasil, 2014), escrito e dirigido por Fernando Coimbra, com Milhem Cortaz, Leandra Leal, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré.


Trailer do filme O Lobo Atrás da Porta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.