Mr. Jimmy | A magia do Led Zeppelin


Envolvente documentário sobre paixão, talento e dedicação extremas, Mr. Jimmy acerca pela maneira empática com que compreende seu protagonista e pelos personagens carismáticos que cruzam seu caminho em sua busca impossível e incansável.

Na pequena cidade japonesa de Tokamachi, Akio Samurai descobre a “magia” do Led Zeppelin e fica obcecado pelo guitarrista da banda, Jimmy Page. Já adulto, Akio concilia o trabalho como vendedor de kimonos com a vida musical sob a alcunha de “Mr. Jimmy”, tocando em pequenos palcos e bares de Tóquio.

Ele próprio um músico absurdamente talentoso, Akio acumula ao longo das décadas um vasto conhecimento sobre Led Zeppelin, sendo capaz de perceber e reproduzir as menores nuances entre as diferentes interpretações de uma mesma canção tocadas pela banda em cada show, programa de rádio ou era de sua carreira. Assim, Mr. Jimmy exige de seus fornecedores ou parceiros, como o dono de uma loja de instrumentos musicais ou a figurinista, que reproduzam exatamente o mesmo amplificador ou peça de roupa usados por Page — a certa altura, Akio pede que a figurinista refaça o bordado de dragão em um paletó porque um detalhe ficou milímetros mais extenso do que na peça original do guitarrista.

O diretor Peter Michael Dowd jamais diminui o poder da paixão de Akio ou de sua missão por aproximar-se mais e mais do que Page fazia no Led Zeppelin, mas também não deixa de apontar o exagero de sua obsessão e o quanto isso impacta as pessoas ao redor dele — como a esposa de Akio, que permanece no Japão quando, depois de finalmente conhecer seu ídolo, ele decide largar seu emprego e seu país para tentar fazer sua carreira musical crescer nos Estados Unidos.

Tanto Mr. Jimmy, o filme, quanto Mr. Jimmy, o homem, reconhecem que o caminho que Akio percorre não tem um final. Como um de seus parceiros aponta com admiração, a única conclusão possível para Akio seria efetivamente tornar-se Jimmy Page e, mesmo que isso seja impossível, ele não deixa de correr atrás de seu maior sonho.

Nos Estados Unidos sem falar uma palavra de inglês, Akio junta-se a uma banda cover de Led Zeppelin e precisa conciliar seu desejo por fazer parte disso com a suposta (na visão dele) falta de dedicação dos demais membros — apaixonados pela banda mas, é claro, sem a mesma obsessão de Akio. Para ele, enquanto outros músicos querem ser um “revival” da banda original, o que deveria ser buscado é uma recriação daquela “magia” do Led Zeppelin.

A paixão sincera de Akio e a forma com que sua obsessão consegue encantar, apesar de tudo, faz de Mr. Jimmy um retrato envolvente sobre o poder transcendental da música.


“Mr. Jimmy” (EUA/Jap, 2019); dirigido por Peter Michael Dowd, com Akio Sakurai, Rie Nakahara, Toshio Suzuki, Kiyomi Osawa e Junko Sakurai


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.