Luta | Superação


Luta tem a sinopse fácil de um documentário fofinho de superação sobre o primeiro time de futebol na Rússia para cegos. Como não gostar de um filme assim?

Os detalhes são passados bem por cima e você provavelmente vai terminar o filme sem ainda entender muito bem as regras. Não tem problema. O filme não é sobre isso, mas sobre seu técnico e fundador. Ele iniciou esse movimento na Rússia e conseguiu acumular troféus e prêmios conforme seus meninos foram ficando bons de bola. Tão bons a ponto de competir com as seleções da Europa.

Aí entra a politicagem russa, que insere um novo técnico no cenário. Inconformado, boa parte do filme acompanha a buscapor entender essa rivalidade que surge, alimentando até certo ponto as diferenças entre os dois técnicos e a relação com os meninos jogadores.

Do futebol, mesmo, vemos pouca coisa. O filme tem uma ideia interessante para nos fazer sentir como os jovens cegos em campo. Em muitos momentos não vemos o campo, nem o drible, nem o gol. Só a reação da torcida, do time, da equipe. Isso funciona até entendermos o motivo, mas logo o filme se trai e começa a mostrar alguns lances.

Seria demais um filme de futebol sem vermos os gols mais importantes da equipe que acompanhamos desde o início. Mas seria honesto. Mas nenhum deles viu esses lances e ai se afastar disso, perde-se a comunicação com seus mundos para a comodidade do espectador.


“Voy” (Rus, 2019), escrito e dirigido por Maxim Arbugaev.


O FILME FAZ PARTE DA COBERTURA DO 2° FESTIVAL DE CINEMA RUSSO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.