Editorial de segunda #10

Comemorando o décimo Editorial de segunda, dia de contar histórias (na verdade, uma adaptada de uma série de mensagens no twitter do @cinemaqui), que começa no sábado a noite, quando um digníssimo site copiou de cabo a rabo a crítica do Velozes e Furioso 5 e colocou-a no ar (não o link, A CRÍTICA INTEIRA).

Não, ele não pediu minha permissão! Não, ele nem ao menos creditou meu nome! ela simplesmente estava lá…enfim…

De modo simpático e sem criar problemas públicos, mandamos um e-mail, esse aqui:

 

Gostaria de notificar que este conteúdo está sendo copiado do site https://www.cinemaqui.com.br/

Favor retirar este conteúdo do site. Ou mesmo indicar o site.

Atenciosamente.


que ele respondeu prontamente (e igualmente simpático) com um:

 

Olá

Estamos corrigindo o problema.


Primeiro resultado? O texto ficou no ar durante o sábado inteiro e domingo até, pelo menos, por volta das 14h, depois disso tenho que admitir que não pude mais checar… Eis então que uma leitora do site (e infelizmente para ele, uma amiga pessoal) se indignou e deixou um par de comentários no site do digníssimo… Falando que “aquele não era o texto dele”…”que aquilo era um absurdo”… “que era roubo” etc etc etc etc…Um par de comentários em dois horários diferentes, claramente tentando fazer que o site tivesse a vergonha na cara de tirar o texto logo do ar.

Quarenta e oito horas depois do acontecido, o texto realmente não estava mais no ar, é então que essa leitora recebe um e-mail do rapaz, que vamos chamar ficcionalmente de André (para preservar sua identidade, a não ser que ele não o queira), que eu vou colocar aqui na integra (vulgo sem correção):

 

Bom dia

A respeito dos comentários postados no Grande Site do André (preservando a identidade).

O Grande Site do André foi lançado em 20 de Maio, muitos de seus conteúdos foram postados como teste/experimento do layout e suas seções. Não foi intenção da empresa manter  esses conteúdos inseridos pelo nosso webmaster, e sim o nosso proprio conteúdo e o conteúdo de empresas parceiras.

Já retiramos o conteúdo do ar. Pedimos desculpas ao autor por este descuido nosso. Porém cabe resaltar que denuncias podem ser feitas usando um e-mail, sem a necessidade de tentar denegrir a imagem do portal usando o sistema de comentários, atitude que não esperamos mais de vossa pessoa.

Desde já, sinta-se a vontatde para mais  reclamações e críticas usando o email do nosso suporte [email protected]

 

Atenciosamente….

 

ops!… Deixei escapar o nome do site, mas tudo bem, por que, quem tiver alguma coisa para falar com eles é só mandar pra esse e-mail indicado que eles estão prontos para responder qualquer dúvida de modo simpático e educado, como ficou bem claro.

Mas então vamos aos fatos:

-A crítica do Velozes e Furiosos 5 foi colocada no ar dia 08 (12 dias antes do Grande Site do André existir e tempo suficiente para ele tirar do ar).

-Hoje é dia 20 de Junho, vulgo 30 dias depois, tempo mais que suficiente para que o texto tivesse sido descartado

-Não, ele não mandou nenhuma “desculpa” para o [email protected] (como se isso representasse alguma coisa!)

-Não, durante dois dias no ar ele não teve a decência de, pelo menos, creditar, ou ao menos linkar, a crítica para o seu lugar de origem

-Não amigo André (nome fictício) minha leitora não está denegrindo seu site! Você está denegrindo seu site com essa desculpa!

-Não caro André… Denuncias não adiantam quando sendo feitas por e-mail, já que você demorou dois dias para tirar do ar meu texto quando nos te mandamos um e-mail

-E por último André, isso não é um descuido… É falta de vergonha na cara. Não vi descuido quando o texto parecia completamente diagramado em sua pagina, com fotos, trailers e tudo mais

-por fim (é eu sei que tinha falado que era o último, mas não era) André, meu companheiro de internet de nome fictício, tenha na cabeça o seguinte: 30 anos atrás, se você tivesse uma revista, você faria isso? A resposta é não. Você me contrataria e eu te escreveria um texto, você o publicaria, colocaria meu nome e depois me pagaria por esse trabalho. A internet é igual, só muda o meio caro Grande Site do André.

A conclusão então é que sai o papel e entram os imbecis aproveitadores? talvez…

PS: não vou colocar nenhum print do acontecido por que eu não pretendo divulgar o site nem continuar com a discussão.