Data do Oscar muda para Abril de 2021


Pela primeira vez desde 1981, a cerimônia de entrega do Oscar terá sua data mudada. Em 2021, os Prêmios da Academia, com data marcada para acontecer no dia 28 de fevereiro, agora passará para o dia 25 de abril.

A mudança também se estende para a data de elegibilidade, que abraçava os filmes que tinham sido lançados entre o primeiro dia de janeiro de 2020 e o último de dezembro do mesmo ano. Agora, os filmes lançados até o dia 28 de fevereiro poderão se inscrever para concorrer ao Oscar.

Isso muda também todas outras datas do “Calendário do Oscar”. Sobre as listas de pré-indicados às categorias, elas serão anunciadas no dia nove de fevereiro de 2021, com o anuncio dos indicados em todas elas no dia 15 de março.

E não estranhe, a lista de pré-indicados é “liberada” antes do fim do período de elegibilidade, já que as produções na sua maioria trabalham com exibições fechadas e copias de serviço. Sendo que o prazo da estreia só vale para a distribuição da produção no circuito comercial ou publico geral.

A cerimônia de entrega dos Oscars só teve sua data postergada em três outras oportunidades. Na primeira delas, em 1938, Los Angeles ainda estava enfrentando os problemas de uma inundação na região. Trinta anos depois, teve sua data mudada em detrimento das manifestações após o assassinato de Martin Luther King. Por fim, em 1981, teve a data atrasada depois da tentativa de assassinato do então presidente Ronald Reagan.

Já a respeito do local, mesmo com muita gente apostando em uma “cerimônia online”, a Academia de Artes de Ciências Cinematográficas confirmou que o 93° Prêmio da Academia acontecerá no Dolby Theatre (casa do Oscar há mais de uma década) e terá transmissão ao vivo pela ABC. Portanto, nenhuma mudança.

De acordo com o presidente da Academia, “por mais de um século, filmes sempre tiveram um papel importante na hora de confortar, inspirar e entreter todos nós durante os tempos mais escuros”, e completou: “Ele certamente terá esse papel nesse ano também”. Esperamos que ele esteja certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.