Sem Saída

É interessante perceber que, mesmo sem nunca ter conseguido alcançar a qualidade do mesmo Os Donos da Rua que colocou seu nome na boca do público, John Singleton parecia manter uma certa linha característica, quase como uma assinatura. Mesmo que com pouca personalidade. Seus filmes tratavam ora de protagonistas negros com personalidades fortes, ora de histórias que andavam livres por aquele gueto de gangues e violência (à la Hollywood, mas ainda característico). Por isso que é surpreendente ver seu nome no alto do equivocado Sem Saída.

Ainda que Singleton não seja lá essa referência de qualidade, Sem Saída, que mais parece um thriller que só se esforça para pegar carona na fama do galã teen Taylor Lautner (o Jacob do Crepúsculo), acaba então saindo mais ainda daquele modus operandi do diretor. Em outras palavras, Sem Saída é branquinho demais, comportado demais, burguesinho demais e sem nem um pingo de malandragem, resumindo: difícil entender o que fez Singleton entrar no projeto.

Escrito por Shaw Christensen, estreante e sem previsão de continuar muito mais tempo nessa carreira (a não ser por sorte), Sem Saída” conta a história desse adolescente médio americano (Lautner), que começa o filme sobre o capo de um carro em alta velocidade gritando “Festa” com seus amigos, um personagem esmagado por todos clichês e que ainda parece ser tratado pelos pais (Jason Isaacs e Maria Belo) para se tornar, a qualquer momento, um herói de filme de ação, assim mesmo, sem qualquer tipo de sutileza nem passar perto desse início de filme.

Se arrastando de maneira óbvia e sem personalidade, a trama de Sem Saída então finge surpreender a todos quando o protagonista acaba descobrindo seu retrato (na verdade uma foto de sua infância) em um site de crianças desaparecidas (para um trabalho de escola que não parece ter a mínima relação com o que o professor comentou na sequência que apresenta o fato). Mas tudo isso é apenas uma desculpa para que ele então se descubra sendo perseguido de um lado por um espião russo e do outro pela CIA (como convém a nova moda dos filmes de ação).

E mesmo que esse seja o ponto de partida do filme, Singleton, completamente fora de controle em termos narrativos e visuais, parece se arrastar até essa reviravolta e faz um esforço tremendo para que ela seja uma espécie de surpresa do filme, ainda que trailers, sinopses e qualquer trabalho de marketing do filme se escore nisso. Não que todo o resto tenha sido feito de modo errado e com um spoiler, é Singleton e o roteiro de Christensen, que parecem contar demais com o fim desse primeiro ato. Do mesmo jeito que deixam pouco tempo para que o espectador se divirta com essa descoberta e o suspense de que “se ele é uma criança desaparecida, quem são aqueles dois que se dizem seus pais”.

Em um estalar de dedos não existe mais qualquer mistério em Sem Saída e tudo está resolvido e preparado para ser um filme de ação qualquer.

A estranheza é maior ainda já que o casal Isaacs e Belo é a única coisa que funciona com naturalidade no filme, com os dois atores controlando perfeitamente seus poucos momentos na tela e fazendo com que todo resto do elenco de Sem Saída acabe sendo um arremedo de personalidades muito menores que seus papeis, já que Lautner é um desastre sem emoção, Alfred Molina não sabe o que fazer com o papel e o sueco Michael Nyqvist (das versões suecas das adaptações da série de livros Millenium) acaba só funcionando por encarnar um vilão clássico sem novidades.

E Sem Saída ainda teria a opção de funcionar como um filme de ação acéfalo, mas nem isso consegue, já que acaba se resumido a duas cenas de lutas (uma na casa do protagonista e outra em um trem), um tiroteio e um final de thriller de espionagem, no meio de uma multidão com embate psicológico entre os antagonistas e tudo mais que manda o figurino. O resto do tempo… bom é Lautner de olhos cerrados sendo perseguido por uma montagem simultânea que mostra onde ele está, onde a CiA sabe que ele está e onde o vilão sabe que a CIA sabe onde eles estão. Se empolgar com isso faz até mal para o cinema, que pode achar que isso é suficiente para “ser um filme”.

Mas Sem Saída não tem oitenta minutos (que na verdade até esse tempo já seria um exagero) e Singleton tem que se contentar em preencher o resto do tempo com essa espécie de romance canhestro entre Lautner e a antiga namoradinha de ginásio vivida por Lily Collins (que surgiu em Um Sonho Possível em uma participação interessante, mas já vem preferindo estragar sua carreira como em Padre e aqui). Para o bem de todos e felicidade geral das fãs ardorosas, Lautner então pode mostra seu lado “meigo”, já que dá conta de agentes russos super-treinados, mata na hora a charada do porque da CIA estar arás dele, consegue fugir de todos (além de antes disso ser um galã cheio de marra em sua moto chegando à escola), mas não consegue se declarar para seu grande amor sem antes arrumar um cobertor para ela. O difícil é entender onde tudo isso se encaixa na história.

Sem Saída então acaba servindo não como um exemplo a ser seguido, tampouco como prova de que John Singleton deva voltar a trabalhar com personagens mais, digamos assim, “donos da rua”, mas sim como prova de que Lautner tem sim futuro depois do fim de sua estadia em Forks enquanto vê seu grande amor virar uma vampira nas mãos de outro. Lautner, de olhos cerrados e enfrentando capangas treinados (e devidamente nu da cintura para cima para chamar o público feminino aos cinemas) ainda deve “funcionar” como chamariz para um punhado de filmes de ação descartáveis.


Abduction (EUA, 2011), escrito por Shawn Christensen dirigido por John Singleton, com Taylor Lautner, Lily Colins, Alfred Molina, Michael Nyqvist, Jason Isaacs e Maria Belo


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31 Comentários. Deixe novo

  • Eu não sei bem o que pensar. Realmente, o filme foi muito óbvio, o suspense era tão “raso” que dava pra saber o que era antes mesmo de ser revelado (e digamos que muito rapidamente). Taylor Lautner foi bem, dependendo do ponto de vista. Ele atuou, mas não foi como aqueles atores que de tão intensos que são dá até vontade de chorar. Ele foi superficial, interpretou o personagem, mas não tinha muita intensidade. Concordo quando dizem que esse filme foi muito assistido por causa da onda Lautner. Aí eu me lembro quando ele disse que não queria ser conhecido pelo corpo, mas por seu trabalho. Então me resta dizer que curti alguns momentos do filme, e desejo sorte a Taylor Lautner, realmente quero que ele faça bons trabalhos.

  • carol willrich
    01/01/2013 23:28

    eu so comprei esse filme por causa da sigourney weave,ela e uma otima atriz,mas quando assisti,me surpreendi,ela mau aparece e o filme nem e tao bom assim,na verdade achei ridiculo e completamente sem sentido,ele despista a CIA e os russus super treinados,e aquela karen,que menina mais sem sal e pelo amor de deus,nao tinha uma garota mais bonita pra colocar?ela nao faz nada,principalmente na cena do carro que ela o teylor e a sigourney estao fugindo daqueles policiais,karen realmente provou que ela e uma menina sem nocao e nao e uma boa atriz,e pecima,duvido que vai fazer fama algum dia,filme muito chato e ridiculo,me arrependi de ter comprado,so nao devolvi por causa da sigourney weaver,ela sim e uma exelente atriz que ja gravou mais de 60 filmes incriveis,coisa que essa tal de lily colins nunca vai conseguir,nao esou dizendo que a culpa e do taylor,da lily,da sigourney ou dos outros atores,eles nao tem culpa nenhuma,a culpa e do diretor e do protagonista que sao umas merdas completas,NAO RECOMENDO ESSE FILME,E UMA MERDA,RIDICULA E SEM NOCAO,Q FILME RIDICULO!!! essa e so a minha oponiao,mas nao desrespeito a quem gostou do filme ou e fa do taylor ou da lily!!!!

  • não vai ter continuação o filme é muito fraco pelo menos é oq o proprio diretor disse o filme foi um fiasco

  • adorei o filme sem saida foi um dos melhores filmes que eu já assistir.espero que tenha continuaçao.vai ter sim ou naõ?

  • na realidade, a maior parte dos meninos vaao criticar o filme, pelo simples fato de nao gostarem do Taylor, acontece que, ele interpretou sim muito bem seu papel, e tem muita capacidade para fazer váarios filmes bons, o que aconteceu foi que, o diretor acabou saindo de seu estilo original.

  • as meninas só tão dizendo isso pq gostam do taylor launther mas ele não atuo bem nesse filme o filme é uma merda com letra maiuscula quem gostou desse filme a opinião é de vcs pra min entre atuação robert pattinson ganha agua para elefantes um otimo filme,e não com o corpo que vai deixar a pessoa famosa.johnny depp é magrelo leonardo dicaprio é magro essa é minha critica

  • esse filme é show um dos melhores filmes q assisti tambem pq tem o taylor nele né?!!!!amo ele….

    to até fazendo uma redação sore o filme.

  • adorei o filme………………….

  • olha eu achei o filme mt bom,o taylor fez um otimo trabalho(COMO SEMPRE) só o q era meio sem graça era a guria e olha se vcs ñ gostaram azar é d vcs o filme é otimo e tem mt gente q gosta

  • pra min taylor launther não foi um bom ator neste fiaspo de filme ele é melhor em crepusculo vai vim oportunidades melhores pra ele só que se ele fica aceitando esses fiaspos de filme ele não vai pra frente

  • TAYLOR LAUTNER VC FOI ÓTIMO MAIS O ROTEIRO NÃO PRESTA.

  • VAL a sua crítica esta muito certa e eu concordo com vc.

  • Estou vendo o filme agora, dia 13/01, e estou gostando, embora concorde que o roteiro não é grande coisa. as atores pelo menos tentaram fazer o seu trabalho. Claro que mesmo tendo ótimos atores, muitos filmes não fizeram sucesso justamente por causa do roteirista e do diretor. Vários exemplos existem com atores quem eram velhos e se deram mal. Vou esperar pra ver o que nos reserva de Taylor Lautner no futuro.

  • Na minha opinião o Taylor fez o papel dele direitinho, atuou bem… só tem que aprender a escolher melhor os filmes que vai fazer, porque uma história pode tanto elevar seu potencial de ator como queimar sua cara, se pegar fama de ruim aí já era,,, pelo amoooor de Deus a história desse filme é péssima…
    Não faz isso nãaaoooo…

  • Eu achei o filme muito chato a culpa nao é dos atores mas sim do diretor do roteirista e do autor que nao souberam dar obejetivo ao filme.
    Eu gosto muito do lautner um bom ator e o robert tambem.
    Mas quando o lautner parar de aceitar trabalhos em que ele tira a camisa nós vamos saber se ele é bom ou nao.
    Quando a saga “crepusculo” acabar vamos ver se os tres tem talento ou servem apenas como os “modelinhos de holywood” que se escondem atras de uma saga chata que só teve um filme bom “eclipse”.esses novos atores estao longes de serem um tom cruise um brad pitt um leonardo di caprio uma nicole kidman ou uma agelina jolie.
    Amei a critica!
    Beijos.

  • Ah, eu gostei do filme, não é um 007 da vida, mas tem ação e Taylor fez um bom trabalho o problema é que o povo quer sempre ter algo pra criticar, seja o ator, o reteirista ou a mocinha… eles sempre vão encontrar algo para criticar o filme… O fato é que ele esta cheio de dinheiro na conta dele e esses criticos idiotas não, então como não tem a perder fazem esses comentarios ridiculos, eu gostei do filme 😉

  • mateus vieira
    20/12/2011 22:35

    desculpa o comentario eu confundo bell ami cm cosmopolis
    mas acredito que entre robert pattinson e taylor launther eu aposto em robert pattinson
    mas tbm os filmes de hj ñ são tão bons como antigamente

  • Vinicius Carlos Vieira
    03/12/2011 11:42

    Tatum O´Neal tinha onze anos quando ganhou o Oscar… Leonardo di Caprio com 19 anos estava fazendo ótimos trabalhos em “Gilbert Grape” e “Despertar de um Homem” (esse segundo batendo de frente com o Robert De Niro)…O River Phoenix, com 19 anos, já estava quase acabando com sua carreira… então o Lautner ser “novo” demais não é desculpa para incopetência…

  • Concordo com Isabel , taylor não tem absolutamente nada a ver com a qualidade do roteiro do filme , ele apenas está lá para representar e nada mais . Ele ainda é novo e está se descobrindo e finalmente saindo da sombra de Jacob Black , que é um papel muito deficiente pois apenas mostra o conteúdo físico de Taylor e não mesmo o talento que acredito que ele tem ! . As pessoas falam com muita dureza aqui , mas com toda certeza não sabe o terço do que é atuar ou como agir em frente as câmeras , infelizmente falam como se soubessem realmente ! . Vale apena lembrar para os ”críticos ” aqui que taylor tem 19 ANOS , é apenas um garoto , que está enfim conhecendo melhor e tendo a oportunidade de usar o talento , que a saga crepúsculo nublou ! . Então paremd e dizer coisas levianas .

  • Vinicius Carlos Vieira
    23/11/2011 17:51

    valeu KKKK, estou aqui para isso mesmo, para ser péssimo e achar que entendo….

  • “cos mopolis” ainda nem saiu no cinema! mateus vieira um conselho de amigo, vá estudar! ”se ele não saber atuar” ”holywoody” ri muitoooooo e para vinicius crítica péssima com sempre… fazer oque,esse daí nunca faz uma crítica boa e se cha o entendido…

  • mateus vieira
    31/10/2011 17:39

    taylor tem que se esforçar mais pq só atuo bem em lua nova e eclipse,o vampirinho edward cullen superou ele em atuações como cos mopolis e aguas para elefantes se ele não saber atuar o vampirinho vai ser o novo sucesso de holywoody

  • Muito bommmmmmmm filme…

  • gostei do filme foi legal nada contra!!!
    Taylor atuol bem, nada a favor dela mas tbm nada contra…
    ele vez o que sabia.

  • Gosto do ator, pois ele é uma gracinha, mas é jovem e espero que aprenda a atuar melhor, pois lutar, já deu pra perceber, que ele sabe. Infelizmente, essa crítica está bem de acordo com o filme mesmo. Para as fãns, que antes de tudo, gostam de filmes bons, foi só um colírio.

  • ian tampolski
    07/10/2011 21:53

    meu na boa, quem diz que esse taylor é bom ator e salva o filme precisa aprender muito de cinema! Muito ruim na saga crepusculo, pior ainda no idas e vindas do amor, e com certeza foi ruim nesse, ja pelo trailer da para saber!

  • sem saida emuito sem graça principalmente com aquela garota,não tinha uma mais bonitinha não,so o Taylor para salvar o filme

  • Vinicius Carlos Vieira
    04/10/2011 17:06

    Muito obrigado…. Mayk

  • vey gostey do filme mais essa critika foi FOODAHH…
    bem melhor do que o filme…

  • Jefferson
    02/10/2011 0:38

    Esse Taylor acabou com qquer chance do filme ser verossímel. É fraco, tem um repertório muito limitado de expressões e ainda precisa fazer mto teatro pra ver se ele adquire alguma consistência como ator. Por enquanto, sua relevância no cinema só se deve à sua beleza e as fãs da saga Crepúsculo.

  • A culpa não é do Taylor, mas sim do cara que fez essa porcaria de roteiro,ele ate tornou o filme melhor com sua linda presença diante das cameras,sem emoção?! é o coramba!.A classificação era 14 anos,poxa vocês queriam o que?.Que o filme foi meia boca,foi mesmo,o problema é de quem?,O Taylor tem muito o que mostrar,a culpa foi mesmo das pessoas que idealizaram essa bosta de filme,eu amo mesmo o Taylor e defendo mesmo,agora não vem falar que ele é um ator meia boca que não é mesmo,ele ainda vai fazer muito sucesso,vocês vão ver ainda a competencia dele.

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