Atividade Paranormal 3

Atividade Paranormal 3Até alguém vir a público e contar o que realmente aconteceu com Atividade Paranormal 3, a impressão que fica é que entre o segundo trailer e o corte final a dupla de diretores Henry Joost e Ariel Schuman (do documentário Catfish, inédito no Brasil, mas tremendamente interessante) ou decidiram fazer um novo filme ou foram obrigados a isso.

Talvez o roteiro de Christopher B. Landon (responsável também pelo texto do segundo filme) desvendasse esse mistério, ou Gregory Plotkin, montador, conseguisse falar sobre o que chegou em suas mãos, ou até o produtor Akiva Goldsman, com sua mania de estragar filmes, tenha tentado fazer das suas. Muito provavelmente isso tudo nem importe, apenas que, ao invés de um “Atividade Paranormal 3” existem dois, e isso é fato. O interessante disso tudo é que, ainda assim, a versão que chegou aos cinemas funciona. Assim como a do trailer parece fazer o mesmo.

Mesmo que mantenha o esquema geral dos primeiro e do segundo, Atividade Paranormal 3 sai bem na frente de ambos, principalmente por parecer mais à vontade com o assunto, mais maduro com o material em mãos e muito mais a fim de ser um filme de terror, deixando que os sustos dêem espaço a sequências muito mais visuais e, claramente, mais caras (na verdade nem em termos de custos, mas sim no melhor aproveitamento desse dinheiro).

Na história, o espectador é agora convidado a acompanhar a infância das duas irmãs que protagonizaram os dois primeiros filmes e a entender um pouco mais de como tudo aquilo aconteceu.

E as grandes diferenças já começam por aqui, Atividade Paranormal 3 tem mais dinâmica, mais personagens a serem desenvolvidos e não falha ao colocar essas duas meninas em um filme de terror de verdade. Pela primeira vez na série é fácil esquecer todo esse papo de “fitas achadas em algum canto” (ainda que o roteiro, sutilmente, cite isso logo de começo) e se sustente sendo um filme de terror no sentido do gênero.

Isso só acontece graças, tanto à leveza da direção da dupla Joost e Schuman, quanto à quantidade muito maior de efeitos visuais. De um lado, os diretores escolhem esse caminho muito mais previsível até (se comparado aos outros dois filmes em relação ao gênero), não tendo a menor receio de personalizar, dar corpo e objetivos muito mais claros, ao tal demônio, o que entrega ao espectador, pela primeira vez na série, muito mais que meia dúzia de portas batendo.

Não só isso, quando o assunto acaba então sendo os tais sustos, Joost e Schuman ainda ganham o público com um timming e paciência perfeitos, nada de obviedades, o espectador será sempre pego no contrapé da sequência, o que dá uma incrível vida ao resultado final do filme.

Todo esse lado funciona também graças aos aspectos técnicos muito mais presentes, seja com um clássico fantasma de lençol e tudo mais ou em um momento onde a cozinha da casa sofre uma “pequena reforma”. Diferentemente dos outros dois, a grande maioria desses momentos de terror acontecem em planos sem corte, o que dá uma bela ideia do trabalho técnico preciso que a produção teve que ter.

Mas sobre tudo isso, infelizmente, Atividade Paranormal 3 falha nos mesmo pontos que os outros dois, em uma tramaAtividade Paranormal 3 Filme incrivelmente frágil e que não consegue mover todos os personagens de modo limpo e sincero, ignorando furos enormes que vão se criando no decorrer da trama, principalmente nas motivações dos personagens. Talvez o preenchimento dessas lacunas acabasse então acontecendo com as cenas do trailer que parecem terem sido ignoradas, principalmente pois nelas, a mãe acaba ganhando muito mais motivos para seus atos no final do filme, e até a natureza do tal “demônio” ficasse um pouco mais clara e não deixasse que a conclusão toda acabe então tão semelhando ao O Último Exorcismo, já que a ideia geral então acabasse sendo melhor tratada com a presença do suposto “especialista” que dá as caras no trailer. E ainda que tudo isso talvez resultasse em um filme muito maior, muito provavelmente também acabasse por ser uma experiência muito mais emocionante.

Ainda assim, Atividade Paranormal 3, acaba sendo, não só o melhor dos três, como uma Produção que funciona sozinha, fora ou dentro da mítica, que dá uma enorme atenção para o silêncio que precede o susto e, cheio de propriedade, cria um filme que cresce aos olhos do espectador até chegar nesse final insuportavelmente tenso. Um verdadeiro presente tanto para os fãs da série e do gênero, assim como para quem não gostou dos outros ou resolveu ignorá-los.

Confira o trailer do Atividade Paranormal 3. Confira a crítica de Atividade Paranormal 1Confira a crítica de Atividade Paranormal 2


Paranormal Activity 3 (EUA, 2011), escrito por Christopher B. Landon, dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman com Lauren Bittner, Chritopher Nicholas Smith, Cloe Csengery, Jessica Tyler Brown e Dustin Ingam


Continue navegando no CinemAqui:

15 Comentários. Deixe novo

  • eu não entendi nada do filme .

  • Eu assisti todos da serie. e o que mais gostei foram o um e o dois. no entanto ambos erram na mesma proporçao em questão a naturalidade das pessoas aos fatos. tanto micah, quanto a mãe de kate parecem ignorar a importância dos fatos ocorridos, lidando com os mesmos de forma natural. incompreensivel!

  • esi filme e uma bosta ne da medo ne

  • fabio de sousa
    22/02/2012 11:41

    Nossa mas vcs são burrinhos mesmo heim.
    O pior telespectador é aquele q assiste não entende o filme e diz que é um lixo sem explicação.

    As velhinhas fazem parte de uma ceita satânica. Isso é explicado no filme pelo marido q encontra um livro e mostra para a esposa. Ali ele tambem explica que as crianças da ceita passam por um ritual e lavagem cerebral. Isso explica por que as irmãs não se lembravam de nada na fase adulta 1°e 2°filmes. As velhinas chegaram a noite quando o casal estava dormindo e de repente o marido acorda com falando para a esposa que havi barulhos de carros ligados na garagem. A esposa diz a ele que provavelmente era a mãe dela que tinha problemas pra dormir.

  • Vinicius o 4 que vai sair agora em outubro creio eu que ainda nao será o ultimo, pois ainda falta explicar muita coisa, sobre a vida da velha, e pra onde a Kate foi com o Hunter, que creio eu que só iremos saber com o último filme… mas obrigado ai lek pela resposta…

  • Vinicius Carlos Vieira
    06/02/2012 9:03

    Michael, o filme em Tóqui0 não entra na linha temporal criada por esses tres filmes, ele só foi feito como caça-niqueis para o público oriental, só usou o nome para usar o hype…

  • gente, eu so não entendo o pq do filme em toquio, guem pode me explicar? pq vi os. 3 e foi muito bom, acho que o 4 vai explicar melhor”, pq muita gente ficou sem entender ainda, o 4 deve explicar pq a velha fez o pacto com o demônio, e jogou tudo na filha e nas meninas, tenho uma idéia que tenha sido por riqueza já que no 2 explica exatamente isso, e quem um quinto filme mostrando para onde foi levado o hunter, pq se me lembro bem a katie ainda esta viva com o menino, bem é esperar para ver, mas queria que estivesse sido explicado melhor…

  • Vinicius Carlos Vieira
    16/01/2012 19:50

    valeu Davi pelas explicações…

  • As bruxas eram uma ceita que esperavam as meninas crescerem para engravidarem, por isso que a avó das meninas insistia para a mae delas tentar ter um menino.
    Toby era um espirito que queria casar com a kristi, por isso a cena dela se arrumando como uma noiva no banheiro, junto com a avó.
    Quem matou o pai das meninas não foi a avó, foi o Toby.
    O espirito se alimentava do medo, por isso que, quando a Kate estava no benheiro brincando de Bloody Mary com o carinha aquele, aconteceu aquilo tudo, porque eles estavam com medo.

  • sem duvidadas esse e o pior filme da historia do cinema

  • Man até agora eu to tentando entender da onde apareçeu aquelas bruxas,pq ela queria matar o dennys, VSF aquela vó das meninas era super poderosa ?? e oque o toby queria com a porra da krysti !

  • Mano, que porra de filme é essa merda ?? Não da pra intender PORRA nenhuma, da onde veio tanta veia, oque o toby quer com a menina ?? Porq a menina que tava com medo foi com a avó, depoi de ter visto ela matar o Namorido da Julie ?? E quem são aqueleas velhas ??

  • Eu achei bem legal… Não vi o primeiro filme, mais ainda quero ver, mais realmente, os sustos aumentaram, eu comparo somente com o segundo, pois ainda não vi a saga completa, e achei bem legal o filme, tanto a historia, tanto a forma de ser contada, utilizando câmeras de segurança ou de usos caseiros… Bem legal… Show!

  • Nossa Bruna, vc num quer saber pq Kate e Kristie são irmãs não??? Num entendeu nada do filme…… Assista-o novamente

  • Eu tbm nao entendi bosta nenhuma…. alguem pode explicar?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu