A Casa | Uma boa surpresa


A Casa é a história de Javier (Javier Gutiérrez), experiente publicitário desempregrado com dificuldade de encontrar uma recolocação, com isso, a necessidade de admitir uma baixa no padrão de vida. Inconformado com sua situação, acaba pegando o hábito de frequentar a rua onde morava e ficar observando seu antigo apartamento. Aos poucos, Javier não se contenta mais em ser observador e começa a agir para pegar de volta sua antiga vida.

Um demolidor retrato da degeneração de um homem e da falta de perspectiva do mercado de trabalho espanhol, já entrando em pelo menos 8 anos de depressão econômica, com taxas de desemprego acima dos 20%.

Usando uma história relativamente simples, os diretores e roteiristas mostram, de maneira assustadora e desapaixonada, os extremos que uma pessoa pode chegar por puro desespero, já que, mesmo sendo qualificado e talentoso, Javier não consegue emprego para sustentar sua família e é isso que o empurra no abismo. Ele se ressente de ver sua esposa Marga (Ruth Diaz) ter que trabalhar como faxineira em uma loja e de como seu filho está encolhido na vida e não quer saber dele.

A Casa acompanha de perto seu protagonista por diversas empresas, nenhuma o contrata, seja por considerá-lo velho e desatualizado ou qualificado demais para as vagas. O apartamento onde morava, em um bairro nobre de Barcelona, se torna então um símbolo do que ele considera ser seu por direito. E ao ter esse “direito” negado pelas vias normais, ele decide toma-lo, não importa o que tenha que fazer e quais as consequências.

Um tipo diferente de thriller, que assusta bastante justamente por ser tão próximo do cotidiano. Não se pode dizer que não conhecemos nenhum Javier ou, pior ainda, que não nos tornaremos um.

Com ritmo calmo, bons movimentos de câmera e uma performance incrível de Javier Gutiérrez, A Casa conta ainda com bem encaixados e inesperados momentos de violência e um desenvolvimento fluido.

Uma boa surpresa, altamente recomendado.


“Hogar” (ESP, 2020), escrito e dirigido por Alex Pastor e David Pastor, com Javier Gutiérrez, Mario Casas, Bruna Cusi, Ruth Diaz e David Ramirez.


Trailer do Filme – A Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.