Talvez para o grande público o Festival de Cannes não seja tão atrativo quanto toda ostentação dos Globos de Ouro ou Prêmios da Academia, ainda se levado em conta que, como o próprio nome diz, a Palma de Ouro procura celebrar o cinema como um todo, um festival onde se vê e premia filmes do mundo inteiro. E em 2014 foi a (primeira) vez da Turquia.

O 67° Festival francês então premiou o filme dirigido por Nuri Ceylan, Winter Sleep no sábado passado (24 de maio). A Palma de Ouro então foi recebida por Ceylan pelas mãos da dupla Quentin Tarantino e Uma Thurman, que vinte anos atrás celebraram a vitória de Pulp Fiction no mesmo festival. Já a italiana Alice Rohrwacher, de apenas 33 anos acabou ficando com o Grand Prix, segundo mais importante da noite, por seu filme As Maravilhas.

cannes-ganhador

A noite também foi de Juliane Moore, que ficou com o prêmio de Melhor Atriz por seu trabalho no último filme de David Cronenberg (do recente Cosmópolis e dos mais antigos A Mosca e Senhores do Crime). Os Estados Unidos ainda saiu com mais um prêmio (Melhor Diretor) para Bennet Miller (de O Homem que Mudou o Jogo) em seu “Foxcatcher”.

Por último, mas nem perto de menos importante: o Premio do Júri. Presidido esse anos pela ganhadora da Palma em 1993 por O Piano, Jane Campion e que contava com estrelas como Willian Dafoe (dos mais novos Tudo Por Justiça e Ninfomaníaca) e o mexicano Gael Carcia Bernal, ainda contava com os diretores Sofia Coppolla (de Bling Ring) e o dinamarquês Nicolas Winding Refn (Drive). O grupo então dividiu o prêmio entre a lenda-viva Jean-luc Godard (de 83 anos) por seu Adieu Au Langage e o canadense Mommy, dirigido por Xavier Dolan, jovem diretor de apenas 25 anos.

cannes-juri

Confira então a lista dos principais vencedores do 67° Festival de Cannes:

  • Palma de Ouro

Winter Sleep, dirigido por Nuri Bilge Ceylan

  • Grand Prix

The Wonders, dirigido por Alice Rohrwacher

  • Melhor Diretor

Bennet Miller, por Foxcatcher

  • Melhor Roteiro

Andrey Zvyagintsev e Oleg Negin, por Leviathan

  • Melhor Atriz

Julianne Moore, em Maps to the Stars

  • Melhor Ator

Timothy Spall, em Mr Turner

  • Prêmio do Júri

Mommy, de Xavier Dolan e Adieu Au Langage, de Jean-Luc Godard

Outros artigos interessantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.