Tremores | Expõe a ferida

*o filme faz parte da cobertura da 43° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Pablo está com um problema, e sua família se reúne para ajudá-lo. Quem não sabe da sinopse de Tremores pensa se tratar de um filme sobre vício em drogas pesadas, mas quando se revela a homossexualidade do protagonista, entendemos que o filme de Jayro Bustamante expõe a ferida, a vergonha e a irresponsabilidade humana das religiões cristãs de vertente protestante.

Vindo de uma família cristã tradicional (e rica), o personagem interpretado por Juan Pablo Olyslager corre o risco de virar tema de melodrama sobre um escândalo extraconjugal gay, mas a sobriedade com que Jayro Bustamante conduz a história mantém sempre em foco o tema da intolerância, que assume contornos tão doentios que podem ser confundidos pelos mais esclarecidos como estupidez ou cegueira religiosa. O mais icônico de tudo é entendermos que o próprio Pablo está em dúvida, mas não é difícil termos essa percepção, afinal ele foi criado sob os mesmos valores.

De qualquer forma, as caricaturas por trás dos personagens de Tremores estão sempre na corda bamba para virarem inverossímeis ou apenas manipuladores. O amante de Pablo, apesar dos hormônios masculinos bem ativos, é bondoso e compreensivo demais com a situação de seu companheiro. A mãe de Pablo é uma maquiavélica fácil de se traduzir, e antes de virar uma ameaça para a felicidade do filho acaba virando alvo de deboche. A jovem esposa de Pablo, alheia à realidade em sua volta, é uma pessoa impossível de existir.

Conforme acompanhamos os conflitos resultantes do roteiro de Bustamante nos damos conta da fragilidade de seus personagens, mas o longa ganha um ritmo novo em seu terceiro ato, quando testemunhamos descrentes os métodos de tratamento utilizados pela igreja. Sem entrar em detalhes, digamos que reunir homens gays para tomarem banhos todos juntos a princípio não me parece ser uma boa ideia para mantê-los longe do pecado.


“Temblores” (Gua/Fra/Lux, 2019), escrito e dirigido por Jayro Bustamante, com Juan Pablo Olyslager, Diane Bathen e Mauricio Armas Zebadúa.



Trailer do Filme – Tremores

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *