Operação Big Hero (“Big Hero 6”) é adorável. É engraçado, bem feito, tem um roteiro redondinho e cumpre o que propõe: entrega um filme divertido que entretém do início ao fim.

A história, baseada nos quadrinhos homônimos da Marvel, se passa na fictícia São Fransokyo, onde vive Hiro Hamada (Ryan Potter), um jovem que decide deixar o mundo das lutas de robôs para entrar na universidade da cidade inspirado em seu irmão, Tadashi (Scott Adsit). Mas quando esse irmão morre num incêndio, tudo o que resta a Hiro é a maior criação de Tadashi, o robô médico Baymax. Baymax é o centro da maioria do humor de Operação Big Hero e sua aparência – os demais personagens o comparam a um “marshmallow gigante” – ajuda a aumentar a empatia do robô.

Enfim, Hiro encontra o vilão por trás do desastre que matou seu irmão e estabelece como objetivo capturá-lo. Para isso, ele conta com a ajuda dos amigos de Tadashi, Wasabi (Damon Wayans, Jr), Honey Lemon (Génesis Rodríguez), Fred (T. J. Miller) e GoGo (Jamie Chung), que se transformam em super-herois a partir de criações tecnológicas.

Operação Big Hero é um filme leve, com piadas inocentes o suficiente para as crianças, mas bem pensadas para afetar os adultos também. A relação entre Hiro e Baymax e as ações do robô baseadas em sua programação feita para “cuidar das pessoas” são as maiores fontes de humor. A história tem seus momentos mais pesados, é claro – já que fala sobre um menino órfão que perde a última parte de família que lhe restava, o irmão –, e há um bom tempo de projeção delegado ao luto de Hiro, a que Baymax tenta “curar” como pode. O equilíbrio entre drama, comédia e ação, porém, permanece e domina toda a projeção.

Operação Big Hero Crítica

Apesar de perder para diversas animações da Pixar, Operação Big Hero ganha como entretenimento adorável.  É um filme para se ver começando pipoca, sozinho, acompanhado ou em família. E Baymax pode se preparar: depois da mania de Groot (de Os guardiões da galáxia), ele é o próximo da fila a tomar nossos corações e timelines.


Big Hero 6 (EUA, 2014), escrito por Jordan Roberts, Daniel Gerson e Robert L. Baird, dirigido por Don Hall e Chris Williams, com Scott Adsit, Ryan Potter, T.J. Miller, Jamie Chung, Damon Wayans Jr., Génesis Rodriguez e James Cromwell.


Trailer – Operação Big Hero

Outros artigos interessantes:

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.