Mike Wallace Está Aqui | Divertido em um nível moderado, mas informativo em um nível frustrante


Mike Wallace Está Aqui é um documentário ágil que pega bastante da linguagem televisiva, mas sem mastigar muito a informação. o formato parece estar um pouco acima do conteúdo, o que não é um problema para a televisão, mas é para o cinema.

De qualquer forma, se você nunca ouviu falar de Mike Wallace, assim como eu, este é um bom ponto de partida. Vemos vários entrevistados durante o filme, em pequenas pontas dos vários programas que este entrevistador que está na ativa desde a época do rádio. Não nos dizem quem eles são, mas há alguns momentos muito bons das entrevistas. Isso é virtude do entrevistador ou do entrevistado?

E por falar em questões fundamentais, como será que eram as entrevistas antes deste que dizem (no filme) ter iniciado uma nova forma de fazer jornalismo popular? Não sabemos. Se tudo é questão de perspectiva, este filme não te dará nenhuma, apenas a homenagem a este repórter que surgiu do show business fazendo propaganda de cigarro.

E esta é a maior falha do filme de Avi Belkin, que acerta ao trazer para o cinema a tela dividida em entrevistado e entrevistador, um luxo da largura da projeção que a televisão não tinha na época. Mas apesar de um efeito bonito, ele é usado mais como formato, mesmo, pois logo depois de usar Belkin volta para as filmagens (editadas) feitas para a televisão.

Esta é a biografia de um repórter que alterou o formato das perguntas das entrevistas, sendo menos formal ou mais direto, e ele é usado como trampolim para outros repórteres que se inspiraram nele. No filme se fala sobre os principais momentos de sua vida na televisão e um pouco de sua vida pessoal mais para o final.

Se trata de um trabalho ágil, mas sem uma narrativa coesa, que nos leve a entender o que quer que seja a respeito do seu trabalho. No final sequer ficamos sabendo se era ele que fazia as perguntas mais pertinentes (ou impertinentes) ou ele era apenas um pau mandado do dono da produtora.

Ou seja, o filme começa na incógnita e termina do mesmo jeito. Divertido em um nível moderado, mas informativo em um nível frustrante. E isso para um documentário é um pecado e tanto.


“Mike Wallace Is Here” (EUA, 2019), dirigido por Avi Belkin.


Trailer do filme- Mike Wallace Está Aqui

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *