Melhores filmes do Netflix: Top 10 Ficção Científica

Confira uma lista escolhida pela nossa crítica Mariana González com 10 opções imprescindíveis para qualquer fã do gênero e que estão logo ali à disposição de um clique no Melhores filmes do Netflix: Top 10 Ficção Científica.


1) Os 12 Macacos (“Twelve Monkeys”, 1995, dirigido por Terry Gilliam)
Os 12 MacacosO conceito de viagem no tempo é um dos preferidos da ficção científica – além de ser um dos desejos impossíveis mais profundos da humanidade, ainda dá origem a ideias divertidas, perturbadoras e fascinantes. Em Os 12 Macacos, Bruce Willis é um prisioneiro que se voluntaria para um experimento que quer mandar um homem de volta no tempo para descobrir as origens de um vírus mortal e evitar que ele dizime a população mundial algumas décadas antes. Sombrio e eletrizante, o longa traz também uma ponta excelente de Brad Pitt e, em meio à ação e à correria, estabelece as regras de seu universo de forma rica e eficiente.


2) Advantegeous (“Advantageous”, 2015, dirigido por Jennifer Phang)
AdvantegeousEscrito, dirigido e estrelado por mulheres, é talvez uma das grandes surpresas dentro do catálogo da Netflix. Ambientado em um lugar e em um período não identificados, mostra uma sociedade que, após muito progresso, está à beira de um colapso. Em meio a uma crise de empregos, as mulheres se encontram novamente em uma posição em que são consideradas menos valiosas do que seus colegas do gênero masculino e, além disso, devem se comportar de acordo com expectativas impossíveis de beleza, enquanto o ato natural de envelhecer é considerado um defeito. Apresentando suas ideias de forma criativa e impactante, o longa traz um elenco talentoso liderado por uma belíssima performance de Jacqueline Kim (que co-escreveu o filme ao lado da diretora Jennifer Phang). Uma obra que deve ser vista por todos que buscam ficções científicas originais e inteligentes, além de ser um excelente exemplo da importância de reconhecer o talento feminino no cinema.


3) Contatos Imediatos de Terceiro Grau (“Close Encounters of The Third Kind”, 1977, dirigido por Steven Spielberg)
Contatos Imediatos do Terceiro GrauUm dos maiores clássicos da ficção científica, o filme de Steven Spielberg acompanha Roy (Richard Dreyfuss), um eletricista de Indiana que, após um contato imediato do terceiro grau (quando alguém vê um alienígena), se torna fascinado por OVNIs e passa a sentir uma obsessão pela imagem de uma montanha que surge em sua mente. O que o leva a uma busca que resulta em um mistério incrível e inesquecível.


4) Donnie Darko (“Donnie Darko”, 2001, dirigido por Richard Kelly)
Donnie DarkoUm jovem clássico discutido a fundo até hoje, quase quinze anos após seu lançamento, Donnie Darko traz uma das mais interessantes e complexas histórias envolvendo viagem no tempo já contadas. Comandado por uma performance sombria e fascinante de Jake Gyllenhaal, o longa de estreia do diretor e roteirista Richard Kelly acompanha o personagem-título, um jovem que, após um bizarro acidente envolvendo a turbina de um avião, recebe a visita de alguém fantasiado de coelho que lhe informa que o mundo vai acabar em 28 dias, seis horas, 42 minutos e doze segundos. Trazendo ainda uma ótima trilha sonora, Donnie Darko é – merecidamente – um dos filmes mais cultuados da década.


5) Equilibrium (“Equilibrium”, 2002, dirigido por Kurt Wimmer)
EquilibriumIgnorado em meio ao fenômeno Matrix, com quem realmente possui diversas semelhanças estéticas, Equilibrium é um longa divertido ambientado em um futuro próximo em que, em uma tentativa de eliminar toda e qualquer guerra, toda a arte foi considerada ilegal e as emoções são suprimidas e transformadas em crime punível com a morte. Protagonizado por Christian Bale, o longa apresenta ideias que fazem parte do gênero desde 1984 e Admirável Mundo Novo, mas é entretenimento de qualidade.


6) Looper: Assassino do Futuro (“Looper”, 2012, dirigido por Rian Johnson)
LooperSe você ainda não conhece o diretor Rian Johnson, não se preocupe, isso vai mudar em breve: ele já foi anunciado para a cadeira de direção de Stars Wars: Episódio VIII, que vai chegar aos cinemas em 2017. E essa escolha talvez em parte seja em razão de Looper: Assassinos do Futuro. Nele, o ano é 2044 e a viagem no tempo é uma técnica possível e já declarada ilegal – assim, organizações criminosas a utilizam para se livrar de corpos, tarefa realizada pelos chamados loopers. Joseph Gordon-Levitt é um looper que decide largar a organização e, antes de sair, recebe sua última tarefa: matar a si mesmo. Intrigante e confiando na inteligência do espectador, o longa é um excelente exemplo de ficção científica criativa, original e que explora bem os conceitos que apresenta. Depois de conferir o título, não deixe de ver também o neo-noir A Ponta de Um Crime, primeira parceria de Gordon-Levitt e Johnson.


7) Melancolia (“Melancholia”, 2011, dirigido por Lars Von Trier)
MelancoliaUm dos elementos que tornam a ficção científica um gênero tão fascinante é sua capacidade de contar histórias dos mais diversos tipos. Em Melancolia, Lars Von Trier faz um retrato avassalador e real da depressão que assola a protagonista, vivida de maneira impecável por Kirsten Dunst. Quem for fã do diretor pode aproveitar para conferir também o drama Anticristo, com Charlotte Gainsbourg e Willem Defoe.


8) O Nevoeiro (“The Mist”, 2007, dirigido por Frank Darabont)
O NevoeiroAdaptação da história escrita pelo mestre do terror Stephen King, O Nevoeiro é uma obra assustadora e perturbadora que nos mostra um grupo de pessoas que, após ver o mundo tomado por uma névoa que abriga perigosas criaturas, busca refúgio em um mercado local. A situação de emergência, o desespero e o confinamento de estranhos tão diferentes, claro, gera conflitos pesados, tudo enquanto o mundo como conhecemos parece que nunca mais retornará. Dirigido por Frank Darabont, criador de The Walking Dead, o filme irá agradar quem concorda que os conflitos humanos e os episódios focados nos personagens são o mais interessante da série – esta também é uma obra que discute o comportamento e a mente humanas em situações aterrorizantes. Fãs do seriado também irão gostar de encontrar rostos conhecidos no elenco, como Laurie Holden e Melissa McBride.


9) Sem Segurança Nenhuma (“Safety Not Guarenteed”, 2012, dirigido por Colin Treverrow)
Sem Segurança NenhumaQuem gostou de Jurassic World não pode deixar de conferir o longa de estreia do diretor Colin Trevorrow, uma comédia romântica com toques de ficção científica que conta a história de uma estagiária de uma revista que, em busca de uma pauta interessante, resolve investigar um homem que publicou um intrigante anúncio em um jornal local: “Procura-se: alguém para voltar no tempo comigo. Isto não é uma piada. […] Você será pago quando voltarmos. Deve levar suas próprias armas. Sem garantia de segurança. Eu fiz isto apenas uma vez antes.”. E conforme ela se aproxima do autor do anúncio, começa a questionar se aquilo tudo seria realmente apenas loucura daquele excêntrico e doce homem.


10) Vampiros de Almas (“Invasion of The Body Snatchers”, 1956, dirigido por Don Siegel)
Vampiros de AlmasQuem estiver em busca de uma das histórias mais seminais do gênero, a Netflix disponibiliza a primeira das quatro versões para o cinema de Os Invasores de Corpos, de Jack Finney. Com cada uma com as referências aos acontecimentos da sociedade da época em que foram lançados, neste primeiro longa, de 1956 – período da Guerra Fria -, os alienígenas que invadem a Terra ao se passar por seres humanos que conhecemossão uma alegoria da paranoia envolvendo o comunismo da época. Com efeitos visuais precários devido à tecnologia da época e ao baixo orçamento, o filme ainda assim consegue contar sua história de forma eficiente e é um clássico do cinema B.

Outros artigos interessantes:

Sobre o autor

5 Respostas

  1. Anônimo

    Olá.
    Atualmente na netflix do Brasil apenas se encontra a série 12 Macacos, de 2015, e não o filme de 1995.
    Obrigado, boa tarde.

    Responder
  2. Mariana González

    Boa noite, Gustavo! Obrigada pelo comentário, que bom que você gostou das sugestões 🙂 Conferi agora na Netflix e, infelizmente, Safety Not Guaranteed foi mesmo retirado do catálogo :/ A Netflix retira obras do catálogo com praticamente a mesma frequência com que adiciona novos títulos, pois as licenças adquiridas para exibição expiram. Abraços!

    Responder
  3. Gustavo Ribeiro

    Olá, tudo bem?

    Excelente lista. Tenho um porém para apontar: o filme Safety not Guarenteed não está no Netflix. Pelo menos não o encontrei. Está correta a minha informação? Ou eu que não consegui encontrar por algum motivo?

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.