Melhores Filmes de 2012

Por mais que todas as listas de melhores do ano acabem parecendo injustas com um monte de outros filmes (ainda mais com aquele que não conseguiram ser vistos), é sempre interessante dar uma olhada para trás e lembrar o que de bom foi visto. Sem uma ordem de preferência, confira então os dez filmes que, por alguma razão (ou muitas) podem ser lembrados com os melhores filmes de 2012.*

O Artista (The Artist, dir. Michel Hazanavicius)Melhores Filmes 2012 O ArtistaFoi o grande ganhador do Oscar e não à toa. Sai em busca de uma época mágica do cinema, é tecnicamente impecável e acaba sendo uma da poucas unanimidades do ano que passou.

A Separação (Jodaeiye Nader az Simin, dir. Asghar Farhadi)Melhores Filmes 2012 A SeparaçãoE falando em unanimidade, o iraniano A Separação é, com certeza, uma dessas. Sensível, extremamente bem escrito, forte, profundo e impossível de deixar qualquer espectador isento.

Drive (idem, dir. Nicolas Winding Refn)Melhores Filmes 2012  DriveUm estudo de personagem violento e perturbador, com uma série de atuações sensacionais e uma direção que, definitivamente, coloca o dinamarquês Nicolas Winding Refn (de Pusher, Bronson e O Guerreiro Silencioso) como um dos diretores mais interessantes da atualidade.

Intocáveis (Intouchables, dir. Olivier Nakache e Eric Toledano)Melhores Filmes 2012 Os IntocáveisUm assunto delicado apresentado de modo completamente bem humorado e cheio de esperança. “Feel Good Movie” do ano.

Argo (idem, dir. Ben Affleck)Melhores Filmes 2012 ArgoBen Affleck conta uma história sensacionalmente real, surpreendente e mostra que tem tudo absolutamente sob controle em seu terceiro filme como diretor.

Looper – Assassinos do Futuro (Looper, dir. Rian Johnson)Melhores Filmes 2012  LooperUma ficção científica que parecia relegada a um limbo acompanhada de um monte de filmes de ação, mas que tenta ser tão diferente e consegue ser tão corajosa em relação a suas ambições narrativas que só coroa a carreira do ótimo diretor Rian Johnson (de A Ponta de um Crime).

Shame (idem, dir. Steve McQueen)Melhores Filmes 2012  ShameRetrato desinibido e cru de um personagem trágico e doloroso. Um estudo impactante da dor de estar sozinho em um mundo cheio de pessoas ao redor.

Moonrise Kingdom (idem, dir. Wes Enderson)Melhores Filmes 2012  Moorise KingodomPor mais que Wes Anderson seja um daqueles diretores para amar ou odiar, seu novo filme conta com uma leveza que conquista a todos nessa história de amor inocente que é embalada por uma precisão técnica que criar quase um conto de fadas onde tudo pode acontecer.

O Abrigo (Take Shelter, dir. Jeff Nichols)Melhores Filmes 2012  O AbrigoLançado no Brasil direto em DVD, conta com as atuações extraordinárias de Michael Shannon e Jessica Chastain, e ainda dialoga com o fim do mundo com clareza, segurança e sensibilidade.

PS: Alguns filmes que não podem ser esquecidos

A Perseguição, Poder Sem Limites, As Neves do Kilimajaro, Prometheus, Fausto, Headhunters, Na Estrada, 360, Dredd, TED, 007 – Operação Skyfall, O Hobbit – Uma Jornada Inesperada, 2 Coelhos, Heleno, O Homem da Máfia.

*valem aqui os filmes que foram lançados comercialmente no Brasil em 2012.

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *