III Mostra Sesc de Cinema recebe mais de mil inscrições


No Dia do Cinema Nacional, nada melhor do que falar de iniciativas que visam apoiar a produção brasileira. Foram 1200 inscrições de cineastas independentes na III Mostra Sesc de Cinema e a certeza de que o projeto continuará incentivando e dando visibilidades para o cinema nacional.

Os filmes inscritos são avaliados por uma comissão formada por profissionais e especialistas da área de cultura. Cada estado fará sua avaliação, com recorte dos melhores filmes, que serão exibidos em panoramas estaduais. O Panorama Nacional será composto por 32 filmes selecionados entre os melhores de cada região, além de sete obras infanto-juvenis.

Os vencedores receberão prêmios de incentivo à produção, como forma de promover e renovar o circuito cinematográfico nacional. Os filmes infanto-juvenis serão premiados com o contrato de licenciamento para exibição.

Em 2018 os premiados dividiram uma premiação de R$ 533 mil entre curtas e longas. Com 34 filmes selecionados, 27 curtas e 7 longas foram escolhidos dentro de 1.061 inscritos.

A Mostra Sesc de Cinema nasceu em 2017 e vinha com o objetivo de levar para o público uma produção cinematográfica que não chegava ao circuito comercial. O que contribuiu para o lançamento de artistas de todo o país.

Na última mostra, todas as cinco regiões do país foram contempladas, quatro filmes são da região Norte, seis do Centro-Oeste, sete do Nordeste, oito do Sul e nove do Sudeste do país.

Entre os selecionados de 2018 estavam os longas Lamparina da Aurora (MA), o documentário Escolas em Luta (SP), e O Sol Nasceu Para Todos (DF), filme que retrata a história de uma das maiores favelas da América Latina. Nos curtas Vesti La Giubba (DF), Romana (TO), Metempsicose (AC), O Elogio da Sombra (MS) e Labor (ES) mostraram mais uma vez o quanto a produção nacional de cinema está espalhada pelo país.

A data de anuncio dos selecionados de 2019 ainda não foi anunciada oficialmente.

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *