Especial – Top 10 Filmes que Não Mereciam o Oscar


Entra ano sai ano e as únicas certezas que o cinema tem é o Oscar se mostrar longo, chato e sempre irá gerar polêmicas. E se engana quem acha que isso é de agora, desde lá de trás sempre houveram ao final da noite de premiações ganhadores, perdedores e injustiçados. E mesmo que “toda unanimidade seja burra” e que “ninguém consiga agradar a todos”, ainda assim a Academia de Artes e Ciencias Cinematográficas algumas vezes exagerou no direito de errar.

Confira então uma lista com as 10 maiores vencedores do Oscar na categoria Melhor Filme que não mereciam isso:

1) 1941
Quem ganhou – Rebecca, A Mulher Inesquecível
Quem não ganhou, mas podia ter ganhado – Vinhas da Ira ou O Grande Ditador

injustiçados-oscar-1941
Ainda que Rebecca, filme de estreia de Hitchcok em Hollywood, tenha lá seu merecimento, é impossível não perceber que John Ford por seu Vinhas da Ira e Charles Chaplin com o enorme O Grande Ditador não só tinham mais a oferecer em termos de cinema como também eram muito (mas muito!) mais merecedores dos prêmios. E prova disso é o quanto ambos sobreviveram como clássicos… e Rebecca não.


2) 1942
Quem ganhou – Como Era Verde Meu Vale
Quem virou um dos maiores filmes do cinema – Cidadão Kane

injustiçados-oscar-1942

O injustiçado do ano anterior, Ford, acabou então sendo recompensado em 1942. Como Era Verde… acabou a noite com cinco estatuetas, enquanto sentado em algum lugar da plateia, Orson Welles viu seu filme, Cidadão Kane, perder em oito categorias e ganhar apenas por Melhor Roteiro Original.


3) 1972
Quem ganhou – Operação França
Quem diminuiu o vencedor – Laranja Mecânica ou Última Sessão de Cinema

injustiçados-oscar-1972

É lógico que todo mundo ama Operação França, mas também não há dúvidas que, tanto a distopia violenta e futurística de Stanley Kubrick (Laranja…) quanto o divisor de águas de Peter Bogdanovich (Última Sessão…) fazem Popeye Doyle ficar com a impressão de ter estrelado um filme pequeno de ação com uma perseguição de carro bacana.


4) 1977
Quem ganhou – Rocky – Um Lutador
Quem era muito melhor – Todos Homens do Presidente, Rede de Intrigas e Taxi Driver

bafta-jennifer-lawrence

Sim… Aquele Rocky do Stallone ganhou do Scorsese, do Lumet e do Pakula. Bom na verdade não, já que na categoria de Melhor Diretor, John Avildsen levou o Oscar, mas Scorese nem foi indicado, em seu lugar foi “um tal” de Ingmar Bergman. Enfim, Rocky saiu daquela noite com apenas esses dois prêmios (Filme e Diretor) e ainda Montagem. Mas também é bom lembrar que nem de longe Rocky possa ser considerado ruim, mesmo que perto do três acabe bem pequeno.


5) 1990
Quem ganhou – Conduzindo Miss Daisy
Quem era mais pertinente – Nascido em 4 de Julho

injustiçados-oscar-1990

Não há com negar que Morgan Freeman e Jessica Tandy são umas das duplas mais simpáticas do cinema. Mas também é impossível negar o quanto Nascido em 4 de Julho é muito (mais muito!) mais impressionante, relevante e corajoso. Tandy acabou levando o Oscar para casa (mais que merecido), mas ainda assim ficou um gosto amargo no final das contas.


6) 1991
Quem ganhou – Dança com Lobos
Quem deixou o ganhador pequeno – Os Bons Companheiros ou O Poderoso Chefão III

injustiçados-oscar-1991

Em 1991 o Oscar fez história. Em 1991 não só Dança com Lobos levou o Oscar de Melhor Filme, como Kevin Costner levou a melhor sobre Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. E por mais que o épico de faroeste de Costner tenha lá seus bons momentos não chega nem perto da terceira parte da história da Família Corleone, e muito menos de Os Bons Companheiros de Scorsese. E a grande prova disso é que vinte anos depois, dois deles viraram clássicos e o outro é encarado como brega, adivinhem qual é qual?


7) 1999

Quem Ganhou – Shakespeare Apaixonado
Na verdade ninguém merecia ganhar…

injustiçados-oscar-1999

Em um ano complicado e sem muita coisa que prestasse, essa história fraquinha envolvendo o escrito inglês levou a melhor. Mas ainda assim não era menos pior, O Resgate do Soldado Ryan talvez merecesse pela sequencia inicial (o resto do filme é bem fraquinho), ou Além da Linha Vermelha também fosse menos ruim, mas Terence Malick não parecia muito a fim de fazer um filme de guerra que agradasse ninguém. Em 1999 Roberto Benigni ainda ganhou o Oscar em um dos momentos mais vergonhosos das premiações da Academia e Fernanda Montenegro perdeu para uma “sem graça” Gwyneth Paltrow. Sem dúvida 1999 é um ano para ser esquecido.


8) 2001
Quem Ganhou – Gladiador
Quem deveria ter ganhado – Qualquer um

injustiçados-oscar-2001

Gladiador é uma enganação. Ridley Scott pode ter feito o Coliseu inteiro no computador, até o Tigre (e o falecido durante as filmagens, Oliver Reed), mas no final das contas não tem como não perceber o quanto o épico grego é um pastiche preguiçoso de um punhado de outros clássicos do gênero. Que o Oscar tivesse ido para o prolixo O Tigre e o Dragão, para o melodramático e brega Chocolate, para o fraquinho Erin Brockovich ou até para o melhorzinho (porém sonolento) Traffic. O importante era não ir para Gladiador.

PS: no mesmo ano ainda poderia ter sido indicado ao Oscar o inquietante Réquiem Para Um Sonho e o simpático Quase Famosos, ambos melhores do que qualquer um dos cinco.


9) 2002
Quem Ganhou – Uma Mente Brilhante
Quem seria uma Melhor escolha – O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel

injustiçados-oscar-2002

E se só os dois filmes citados não for suficiente para explicar de onde vem a injustiça desse ano, então procure ficar acordado enquanto vê Russel Crowe interpretando o matemático John Nash e Ron Howard (diretor) tentando ser o mais chato possível.


10) 2011
Quem Ganhou – O Discurso do Rei
Quem dos Indicados Não Merecia Vencer – O Discurso do Rei

injustiçados-oscar-2011

Depois de algumas décadas com o número fechado de cinco indicados a Melhor Filme, a Academia resolveu abrir a lista de indicados, e em 2010 foram 10. Assim como em 2011. A diferença entre os dois anos é que no mais recente, entre a dezena de indicados acabou ganhando o (de longe!) mais fraco de todos eles. Quer apostar? O Discurso do Rei dirigido pelo enganador Tom Hooper, ganhou de 127 Horas, Cisne Negro, O Vencedor, A Origem, Minhas Mães e Meu Pai, A Rede Social, Toy Story 3, Bravura Indômita e ainda Inverno da Alma. E nem cinco anos se passaram e já fica claro o quanto todos outros citados são muito mais celebrados do que essa bobagem desse discurso desse rei gago.

Outros artigos interessantes:

3 Comments

  1. O resgate do soldado ryan fraco??? E serio cara e ainda se considera um critico falando uma merda dessas kk

  2. O resgate do soldado ryam fraco???? Se considera um critico de cinema falando uma besteira dessa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *