Desejo e Perigo

Desejo e Perigo Filme

Ang Lee é um diretor chinês que despontou para o mundo com seu Tigre e o Dragão, mas que, interessantemente, não faz (nem fez e nem provavelmente nunca fará) desse o filme que representa sua bela carreira. A grande verdade é que Lee sempre pareceu muito mais confortável lidando com o melodrama de seus filmes do que com sua popularidades, e Desejo e Perigo é uma mostra disso.

O diretor não parece preocupado em fazer uma obra moderna e vanguardista, mas pelo oposto total, cai de cabeça em um narrativa clássica, comprometida com a trama e com seus personagens. Em um filme verdadeiro e sincero, que não se esconde por trás de segundas intenções. Mostra na tela o que precisa mostrar, e faz o filme andar apenas o necessário entre uma sequencia e outra, coisa que pode não agradar muito o grande público, que deve dar de cara com um filme meio lento, mas que, na verdade, é um ponto certeiro para uma história que não quer correr.

Mas talvez, Desejo e Perigo seja um exemplo mais forte ainda de um cinema que não procura ser indiferente, mesmo que para isso precisa chocar a platéia com doses cavalares de desconforto (e eu não estou falando das quentíssimas cenas de sexo). Lee parece preocupado em fazer uma história de amor velada e silênciosa que te deixa na dúvida sobre os reais sentimentos dos personagens, que te joga em um canto escuro e não te deixa fazer a mínima idéia do que vem a seguir, enquanto procura vida nos olhos deles e só encontra dor e desespero.

Se a primeira vista Desejo e Perigo pode parecer pouco interessar em mais um história de amor clássica, na verdade é um filme profundo que não se importa em mostrar o quanto uma cena de amor pode parecer um estupro e vice-versa.


Se, Jie (EUA/CHN/HKG/TWN, 2007) direção: Ang Lee com: Tony Leung Chiu Wai , Wei Tang , Joan Chen , Wang Lee-Hom , Chu Chih-ying

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *