O ano acaba e é sempre a mesma coisa, listas e mais listas de melhores filmes do ano e um monte de premiações. E por mais que todo mundo só fique repetindo por ai a máxima de Oscar e “termômetro do Oscar” o que vale mesmo é que cada prêmio é bem diferente entre si. E ainda que alguns deles até repitam seus votantes, cada um é cada um e o importante é que todos celebram o cinema.

Então é bom dar uma olhada em cada um deles e aproveitar para colocar na sua agenda o dia em que cada um acontece.

People´s Choice Awards | 18 de janeiro
A premiação começou lá em 1975 e esse anos chega em sua 43° edição, sempre com a certeza de que está reconhecendo a cultura como reflexo de seu público, o que em outras palavras quer dizer: abra votação na internet e veja o que dá. Ok, em 1975 a ideia não era internet.

Na verdade os votos online só começaram em 2005, antes disso era feito através de uma pesquisa popular. E o que importa é que entra ano, sai ano, a premiação é um sucesso, já que tem sempre concorrendo os grandes campeões de bilheteria.

Hoje é tudo dividido em quatro “sessões”: Cinema, Televisão, Musica e Digital (que dá prêmios para “youtubers”, celebridades das redes sociais e videogames). No total são 65 categorias e a grande sacada é não chamar nenhum dos candidatos de “Melhores”, mas sim de “Favoritos”.

A corrida desse ano conta com Esquadrão Suicida, Deadpool, Batman vs Superman e até X-Men: Apocalipse, o que não corrobora muito para a credibilidade da premiação. Confira os indicados no site oficial.

Critics´ Choice Awards | 12 de dezembro
Como é de se esperar o Critics Choice Awards é uma premiação que escolhe os melhores do cinema de acordo com os votos da Broadcast Film Critic Association (BFCA), uma associação com mais de 300 membros representando TV, rádio, online e mídias tradicionais (leia-se, “papel”).

A premiação começou em 1996. Na última, ao invés de acontecer no começo de janeiro, a premiação aconteceu no final de dezembro, entregando o troféu de Melhor Filme para La La Land que levou oito das 12 indicações (confira os vencedores).

O bom do Critics´ Choice Awards é que quase sempre os ganhadores acabam podendo servir de base para quem tem o interesse de conferir o que de melhor foi feito no cinema nesse período, quase sempre são poucos escorregões e vários acertos.

Globo de Ouro | 08 de janeiro
Um dos mais conhecidos da temporada de premiações, o Globo de Ouro nasceu em 1943 a partir da vontade da Associação de Jornalistas Estrangeiros de Hollywood (HFPA). Hoje são 93 membros de várias nacionalidades votando em 15 categorias de cinema e 11 de TV.

Praticamente tão famoso quanto o Oscar, divide todo ano a atenção dos fãs de cinema, mas nunca consegue conviver com o glamour dos prêmios da Academia, já que se orgulha de ser mais casual, com jeitão de “festinha de fim de ano” e com as categorias sendo premiadas com uma certa pressa. Mas ainda assim, quase sempre consegue manter a credibilidade diante de suas boas escolhas de indicados.

A cerimônia desse ano aconteceu no último domingo, dia 08 de janeiro e premiou La La Land: Cantando Estações e ainda o drama Moonlight. A lista completa de vencedores você encontra aqui.

Globo de Ouro

Producers Guild Awards (PGA) | 28 de janeiro
Como deve ser óbvio, a premiação do Sindicato dos Produtores premia os produtores. E nesse caso, para quem gosta de Oscar, esta ai o principal de seus termômetros, já que seus votantes repetem suas escolhas na hora de votar nos prêmios da Academia.

A premiação desse ano acontecerá no dia 28 de janeiro e os indicados já foram anunciados, incluindo algumas surpresas como Deadpool entre os dez filmes selecionados. Nesse caso, a premiação é dividida entre duas categorias: Filme e documentário. Confira aqui a lista completa dos indicados.

Screen Actors Guild Awards (SAG) | 29 de janeiro
No dia seguinte do Sindicato dos Produtores (29), é hora do Sindicato dos Atores, que também faz as vezes de termômetro do Oscar pela mesma razão. A diferença aqui é que você sabe quem são os atores e não sabe quem são os produtores, então esse você poderá se pegar vendo a transmissão do SAG.

O SAG também premia o pessoal da TV, e os indicados de todas categorias você encontra no site oficial.

Directors Guild of America Awards | 04 de fevereiro
Perigando se tornar repetitivo, no dia quatro (04) de fevereiro é dia do Sindicato dos Diretores premiar seus membros.

Bem mais contido, o Sindicato dos Diretores entrega seus prêmios em um almoço no Beverly Hills Hotel e você quase não vai ficar sabendo que aconteceu. E nesse caso são em torno de 15 categorias (entre Melhores do Ano e homenagens), que vão de Cinema até Reality Show. Mas não se engane, se quiser usar ele para o bolão do Oscar, pode usar sem medo.

Os indicados ainda não foram anunciados, mas muito provavelmente serão atualizados aqui.

Writers Guild Awards (WGA) | 19 de fevereiro
Ok, você já deve imaginar o que é o Writers Guild Awards, e sim, você acertou, é a premiação do Sindicato dos Roteiristas. Nesse caso reunindo os dois sindicatos dos Estados Unidos (Leste e Oeste).

A premiação acontecerá no dia 19 de fevereiro e entrega troféus para mais de 20 categorias incluindo cinema, TV e rádio, seja ficção ou não-ficção. Mas como estamos falando de roteiristas, talvez você também não fique sabendo de nada sobre ele a não ser para alguém aponta-lo como termómetro do Oscar.

E os indicados ao WGA você encontra aqui.

2016 Writers Guild Awards L.A. Ceremony - Show

Gotham Awards | 20 de outubro
E voltando àqueles que não têm nada a ver com o Oscar, o Gotham Awards é quem geralmente abre a tal da “temporada de premiações”. E nessa temporada ele aconteceu no último dia 20 de outubro do ano passado. Curiosamente, dessa vez quase prevendo o que rolou no Globo de Ouro e que esse ano deve acontecer no Oscar.

“Curiosamente”, já que o Gotham se distingue da maioria dos outros por se tratar apenas de filmes independentes. E por mais que hoje o termo “independente” no cinema de Hollywood não queira dizer muito, o Gotham é o resultado dos esforços do Independent Filmmaker Project, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ajudar e divulgar os filmes que acabam ficando de fora do esquema dos grandes estúdios.

E voltando aos ganhadores dessa edição, quem saiu com o troféu em mãos foram Moonlight, Casey Affleck e Isabelle Huppert (igualzinho ao Globo de Ouro). Os vencedores das 13 categorias você encontra no site oficial.

BAFTA | 12 de fevereiro
De todas premiações que discutimos aqui, talvez a mais importante e relevante delas seja justamente o BAFTA, sigla de British Academy of Films e Television Arts, vulgo a Academia Britânica de Filmes e TV.

Sem a pressão comercial da sua similar hollywoodiana responsável pelo Oscar, o BAFTA, ainda que acabe sempre dando aquela preferências para as produção da “Terra da Rainha” (mesmo tendo a divisão “Melhor Filme Britânico” entre as categorias), não se deixa quase nunca levar pelos Lobbys e propagandas de “For Your Consideration” (pelo menos é isso que parece).

Além de premiar os trabalhos de Televisão, videogames e até infantis na TV, todo destaque fica mesmo com o cinema, onde todo ano entrega seus prêmios em 20 categorias.

Os indicados desse ano foram conhecidos no último dia 10, com La La Land: Cantando Estações saindo na frente com 11, seguido por Animais Noturnos e A Chegada” com nove (confira a lista completa). A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de fevereiro.

Independente Spirit Awards | 25 de fevereiro
Voltando aos filmes independentes, a premiação mais famosa do ramo é com certeza o Independent Spirit Awards. As diferenças do Gotham não são tão grandes em termos de competidores, mas o Spirit é um pouco mais claro com o seu conceito de “independente”.

Para ser indicado o filme deve ter pelo menos 70 minutos de duração e ter custado menos de 20 milhões de dólares. Além disso, ou ter ficado em cartaz por ao menos uma semana em uma sala comercial entre primeiro de janeiro e primeiro de dezembro, ou ter sido selecionado para um dos grandes festivais de cinema dos Estados Unidos e Canadá (Los Angeles, New Directors/New Films, New York, Sundance, Telluride e Toronto).

Em 2017, o Independent Spirit Awards acontecerá no dia 25 de fevereiro. Os indicados a premiação desse ano já saíram e dois possíveis indicados ao Oscar Já estão por lá: Manchester à Beira-mar e Moonlight, a lista completa você encontra aqui.

independent-spirit

Framboesa de Ouro | 25 de fevereiro
Esqueça Oscar, Bafta e qualquer sindicato, a premiação mais divertida é sempre o Framboesa de Ouro. Não que ela sirva para alguma coisa, assim como praticamente o Oscar também não serve, mas pelo nela você morre de rir.

Na verdade a diversão começa com os indicados, já que, obviamente, a ideia não é nem nunca foi premiar os piores, mas sim lembrar daqueles “grandes filmes”, com grandes orçamentos, astros de primeira e grandes estúdios que deram bem errado. Uma grande sátira aos Prêmios da Academia e que, justamente por isso, tem sua cerimônia no dia anterior ao Oscar.

Esse ano ainda não foram divulgados os indicados, mas a cerimônia acontecerá no dia 25 de fevereiro.

Oscar | 26 de fevereiro
E por fim, mas não menos importante, os Prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles. E ainda que seja o primeiro prêmio que todos adoram criticas e diminuir, é com certeza o mais charmoso, o mais festeiro, o mais caro e aquele onde todos os grandes atores, diretores, produtores e todo o resto das equipes de filme estão. Assim como é o único prêmio que todos conhecem e ficam citando no resto do ano.

Os indicados ao Oscar serão conhecidos no dia 24 de janeiro, enquanto a cerimônia de premiação acontecerá no dia 26 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.