Conheça 5 filmes atuais de ação que você precisa assistir!


Por mais que os filmes de ação sejam sempre uma garantia de grandes bilheterias, nem sempre isso acontece, ainda que, em muitos desses exemplos, o desperdício seja o maior dos defeitos. É fácil “perder de vista” algumas das maiores pérolas do gênero, portanto, conheça cinco filmes de ação imperdíveis… e que talvez você não tenha ouvido falar.

Portanto, esqueça Missão Impossível, Soldado Invernal, John Wick e, obviamente, Mad Max, conheça uma lista onde as grandes produções não tem vez, mas sim espaço para quem acaba fazendo coisas que, por muitas vezes ditaram o rumo do gênero, mas o fizeram com muito menos dinheiro.



A Toda Prova
“Haywire” | Irlanda/EUA | 2011 |dir. Steven Soderbergh [prime video]
Soderbergh já tinha um Oscar e era considerado um dos maiores cineastas de sua geração quando resolveu fazer esse filme ação intrincado, dolorido, cheio de cenas de lutas incríveis e com coreografias que precisariam servir de divisor de águas para o gênero em Hollywood… mas não serviram e até hoje pouco gente fez algo tão interessante, inteligente e divertido dentro do gênero. A presença física da ex-lutadora Gina Carano ajuda em muito, mas o estilo visual de Soderbergh é um espetáculo à parte.



Dredd: O Juiz do Apocalipse
“Dredd” | Reino Unido/África do Sul/EUA/Índia | 2012 | dir. Pete Travis
Um ano antes dessa nova adaptação do personagem dos quadrinhos ingleses (a outra tinha sido com o Stallone) um filme indonésio já tinha feito tudo isso e, muito provavelmente, se tornado um dos reais divisores de água do gênero, mas a gente vai falar da continuação dele logo em seguida. Dito isso, Dredd não só tem um visual maravilhoso, como é um filme de ação frenético, violento, visceral, sem limites e com muitas balas para todos os lados. Quase não dá para respirar. Foi esquecido por muita gente, mas com certeza é uma das grandes adaptações de quadrinhos que o cinema já viu.



Operação Invasão 2
“Sebuan Maut 2: Berandal” | Indonésia / EUA | 2014 | dir. Gareth Evans
Se Operação Invasão quebrou qualquer expectativa dos fãs do gênero ao colocar o espectador praticamente dentro de um daqueles jogos de vídeo game onde não param de sair vilões de todos os lados enquanto o herói sobe nesse prédio dominando por traficante. O segundo filme não só extrapola a ideia, como acrescenta ainda mais trama, mais capangas divertidos e estereotipados e algumas das cenas de luta mais incríveis que você irá ver na sua vida de cinéfilo. Enquanto Operação Invasão é um clássico do gênero, tanto pela qualidade, quanto pelo ineditismo, sua sequência pega tudo de bom que já tinha sido feito e faz um filme ainda mais impressionante.



A Vilã
“Aknyeo” | Coréia do Sul | 2017 | dir. Byung-gil Jung [prime video]
E se a ideia é impressionar, A Vilã impressiona. Desde o plano sequência inicial, com uma câmera subjetiva que não para de destroçar vilões saídos de tudo quanto é porta, janela e buraco, até os momentos finais, também sem cortes, envolvendo um ônibus e uma câmera que parece não obedecer nenhuma lei da física para se posicionar na cena. A trama deixa um pouco a desejar para quem já viu o clássico do gênero Nikita, mas mesmo assim, as cenas de ação são tão impressionantes que é difícil não divertir até os fãs mais exigentes.



A Noite nos Persegue
“The Night Comes for Us” | Indonésia / EUA | 2018 | dir. Timo Tjahjanto [Netflix]
Pegue tudo que já tinha sido feito desde Operação Invasão, misture com seus protagonistas ícones das artes marciais do cinema indonésio, Iko Uwais e Jow Taslim, coloque tudo nas mãos do diretor Timo Tiahjanto, que já tinha comandado o violento Headshot, coloque ainda na mesma mesa a Netflix, sedenta por divulgar sua marca no mercado oriental. O resultado é A Noite nos Persegue, repleto de cenas de ação de tirar o fôlego, poucos cortes, muita violência e uma trama tão simples e funcional que se torna uma lição de como fazer um filme de ação que não desperdiça nenhuma oportunidade de ser um dos melhores da década no gênero.

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.