Andrey Tarkovsky: Uma Oração de Cinema | “Tarkovsky by Tarkovsky”

*o filme faz parte da cobertura da 43° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Andrey Tarkovsky: Uma Oração de Cinema é o documentário dirigido pelo filho de um dos mais importantes cineasta da história do cinema. Sim, o filho dirige seu primeiro longa, e é sobre o pai. Apenas isso já deveria chamar sua atenção de cinéfilo, mas se não fez efeito talvez nem o resto desse texto faça.

Tarkovsky (Andrei Rublev, Solaris, O Espelho, Stalker), podemos dizer sem inventar nada, foi um poeta da sétima arte. Seus filmes são recheados de longas introspecções sobre o homem e a natureza, em busca da essência de ambos. Filho de um dos poetas mais relevantes da literatura russa, Arseny Tarkovsky, logo se vê que esta é uma família em que a arte respira através de versos, sejam escritos ou visuais. O neto de Arseny é um grande admirador da poesia de seu avô, e através de seus versos ele caminha através da cinegrafia do pai, ligando os pontos de sua biografia e que homenageiam suas origens.

O filme de “Tarkovsky neto” utiliza versos do avô e cenas dos filmes do pai para compor essa trajetória, não como uma simples exposição burocrática da obra de ambos, mas erguê-los aos olhos do mundo, ambos de uma só vez. O resultado é hermético demais, então ele usa entrevistas do pai sobre momentos de sua vida enquanto estava dirigindo cada um de seus filmes. Quando menos se espera estamos olhando para um “Tarkovsky by Tarkovsky”, o que faz muito sentido estando tudo em família.


“Andrey Tarkovsky. A Cinema Prayer” (Ita/Rus/Sue, 2019), escrito e dirigido por Andrey A. Tarkovskiy.



Trailer do Filme – Andrey Tarkovsky: Uma Oração de Cinema

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *