23° Cultura Inglesa Festival começa em maio


Começa no dia 24 de maio e vai até 16 de junho, em São Paulo, o 23º Cultura Inglesa Festival. A programação, que já faz parte do calendário da cidade, promete uma experiência multicultural e multidisciplinar inteiramente gratuita. Nesta edição, a programação de cinema apresenta três recortes da sétima arte: filmes temáticos, obras contemporâneas e curtas-metragens produzidos especialmente para o evento. A exibição dos filmes acontecerá no Centro Cultural São Paulo.

Na primeira delas, a mostra “Heróis Britânicos”, realizada em parceria com o SP Cine, serão exibidos filmes clássicos com personagens britânicos que conectam o mundo dos games com o das telonas, tudo isso em uma oportunidade única de rever estes filmes em uma tela de cinema. São 9 filmes com exibições entre 24 e 26 de maio.

Na sexta-feira, o “Excalibur Day”, conta com três obras que trazem as clássicas lendas do Rei Arthur: Lancelot, o primeiro cavaleiro (1995), Rei Arthur (2004) e Rei Arthur – A lenda da espada (2017). No sábado, no “Lara´s Day”, são três versões distintas de heroína dos games, Lara Croft: Lara Croft: Tomb Raider (2001), Lara Croft: Tomb Raider – A origem da vida (2003) e Tomb Raider: A origem (2018).

Por fim, no domingo, o Festival apresenta o “Detective Day”, com três filmes clássicos britânicos de detetive: Os 7 suspeitos (1985), O Enigma da Pirâmide (1985) e Sherlock Holmes (2009). A retirada gratuita de ingressos acontece meia hora antes da primeira sessão de cada dia, com o limite de um ingresso por pessoa.

Já em parceria com o Instituto Tomie Ohtake nos dia 31 de maio, 1 e 2 de junho o Festival apresenta o “Cine Fachada: Novos Diretores Britânicos”, uma edição especial do projeto com exibição ao ar livre de três filmes de expoentes diretores do Reino Unido, inéditos nos cinemas de São Paulo. As três obras se destacam por sua originalidade e a repercussão internacional após sua estreia: American Animals (2018), I Am Not a Witch (2017) e Beast (2017).

Finalizando a programação de cinema, a mostra “Curtas-metragens” apresenta Vitorianna e Antes que Seja Tarde“, duas obras inspiradas na cultura britânica e produzidas pelo edital público da Cultura Inglesa, que fomenta a produção artística nacional. As exibições acontecem no dia 04 de junho no Instituto Moreira Salles, seguida de bate-papo com os diretores.

Para quem curte a temática de games, ainda terá a oportunidade de aproveitar a maratona para visitar a exposição interativa “I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar” que também estará no Centro Cultural São Paulo durante todo o período do Festival.

Mais informações sobre os filmes e detalhes da programação você encontra no site oficial do Festival.

Outros artigos interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *